Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lá fora - 51 : Comer em Compiègne


- Winterhalter, A Imperatriz Eugénia rodeada das suas damas.

- A fachada que dá para o jardim.


- O quarto do Imperador.

Compiègne foi durante séculos uma residência real, tendo sido Luís XV quem lhe deu o aspecto neoclássico que conhecemos, ordenando a reconstrução do château de Compiègne no seu reinado. Compiègne está , no entanto, muito associado aos Bonaparte, tendo estes feito uso regular do palácio até 1870, data da queda do Segundo Império. Desde esta data, a antiga residência real tem cariz museológico, albergando vários museus ( Viaturas Antigas, do Segundo Império ) e exposições temporárias na antiga ala residencial.
Uma destas exposições é A la table d' Eugénie, inaugurada no passado dia 2, e que versa sobre o serviço de mesa no Segundo Império.
As porcelanas, as ementas e obviamente a baixela são mostradas, tanto em arranjos de jantares em família como nos banquetes de gala para centenas de convidados.
Curiosamente, a baixela de Compiègne é a mais "pobre" de todas : Quando o último rei Bourbon, Carlos X, saiu de França em 1830 levou consigo a baixela de prata e vermeil, e o mesmo fez Luís Filipe em 1848 com a que era sua. Assim, quando Napoleão III se instalou em Compiègne e os tempos sendo outros, decidiu o monarca encomendar à casa Christofle uma nova baixela já não de prata maciça como os seus antecessores, mas antes apenas com um banho de prata...
- A la table d' Eugénie, château de Compiègne, até 10 de Janeiro de 2010.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que tema de exposição tão giro!
Gosto de Winterhalter.

Hei-de colocar um centro de mesa que vi no Museu Britânico e que é fantástico.
Ana