Prosimetron

Prosimetron

domingo, 4 de outubro de 2009

Um livro e o acaso!

Pietro Vannucci Perugino, Maria Madalena, c.1490

Óleo sobre madeira, Palazzo Pitti, Florença, Italia

Madalena é uma personagem fascinante e enigmática. Comprar um livro sobre o tema é para mim muito difícil.

Levei para Roma um livro sobre Madalena porque achei que era o espaço ideal, o coração da espiritualidade católica. Sabia que ia ficar hospedada num local onde poderia ver a Cúpula de S. Pedro, Vaticano. Contudo, antes de apresentar o livro digo que o título não é dos melhores.
Dada a imensidão de livros sobre o tema é difícil separar o trigo do joio. Segui, então, este critério: escolher um teólogo. Veio parar-me à mão um livro de uma freira do Sagrado Coração de Maria, que estudou Teologia na Universidade Pontifícia de Salamanca e Ciência das Religiões na Univerdidade Lusófona: Maria Julieta Mendes Dias e, de um doutorando na área de História e Cultura Pré-Clássica da Faculdade de Letras de Lisboa, Paulo Mendes Pinto, professor de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona. Pareceu-me que o assunto seria tratado com seriedade. Gostei do livro.
O título é "A Verdadeira História de Maria Madalena". Em relação ao título é que ponho reservas, o que é a verdadeira História? Penso que em Roma fui julgada por este título. Gostaria de saber outras opiniões e de aconselhamento sobre a matéria.
Já fui céptica no que diz respeito a mulheres a escrever sobre o tema. É um preconceito que tenho vindo a vencer daí a compra do livro. Poderia ter optado por um teólogo francês ou inglês mas, na véspera da partida, o acaso levou-me até este livro, então, resolvi colocá-lo na mala.
x
«"Chorar como uma Madalena arrependida", continuamos a dizer, evocando o adágio que critalizou toda a evolução mental em torno da Santa. De facto, Maria Madalena é, acima de tudo a imagem do arrependimento e do choro. (...) Maria Madalena não apela ao pecado, mas mostra que ele é a porta de acesso ao mundo de Jesus. Se a chave está no arrependimento, há que haver motivo para tal.» (p.164)*
x
«Simão Pedro disse-lhe [a Jesus]: "Que Maria saia do meio de nós porque as fêmeas não são dignas de vida". Jesus respondeu-lhe:"Eu a guiarei a fim de a fazer Homem. Ela tornar-se-á também um espírito vivo semelhante a vós, homens. Toda a fêmea que se fizer Homem entrará no Reino dos céus"(114)» (Evangelho sgundo São Tomé, p. 107)*
x
*Maria Julieta Mendes Dias e Paulo Mendes Pinto, A Verdadeira História de Maria Madalena, Lisboa: Casa das Letras, 2006, p. 107 e 164.

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

Também sou fascinado por ela. Não li o livro que menciona,embora já tenha lido vários sobre o tema ( a evitar os das feministas radicais norte-americanas ) mas conheço os autores e tenho boas referências deles.