Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pirescoxe




Apesar de ser um dos castelos mais próximos da capital, pouca gente conhece o castelo de Pirescoxe, em Santa Iria de Azóia, concelho de Loures. É um pequeno castelo, datando de finais da Idade Média, e que caíu no abandono a partir do séc.XVIII quando morreu o último Castelo Branco da linhagem proprietária do castelo.
A Câmara de Loures tem feito o que pode, com algumas obras e a criação de uma cafetaria e de um auditório, mas faltam verbas para obras de envergadura.
Se não o conhece, e eu até há uns anos atrás também não o conhecia, porque não uma visita?

4 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia e o nome da terra? é fabuloso!
Tenho pena e dói-me a alma quando vejo que o património vai morrendo...
Um dia terei que o visitar.
Ana

Anónimo disse...

A terra onde mora (ou de onde é natural?) Jerónimo de Sousa, se me não engano.
Há anos fui à cata deste castelo e lá o encontrei.
M.

LUIS BARATA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LUIS BARATA disse...

É realmente nesta localidade que mora o J. de Sousa.