Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

No 5 de Outubro de 2009



Este blogue tem assinalado regularmente efemérides históricas, políticas e culturais. Tratando-se do 5 de Outubro, obviamente que tal data não deixaria de ser aqui assinalada, especialmente por aqueles a quem a data mais diz.
Não me senti ofendido com o que aqui foi publicado,imagens e testemunhos, já que não se trata de propaganda republicana mas antes de evocações da dita data. Não gosto de ver, por motivos que todos conhecem, mas não me ofende.
Ofendem-me sim os gastos e a forma de contratação dos serviços que o JMS descreveu, a propósito das comemorações do Centenário da República.
Ofende-me sim que os monárquicos sejam por vezes tratados como retrógrados, atrasados mentais ou fascistas, o que não é em absoluto o caso dos republicanos aqui da casa, de quem tenho a honra de ser amigo e que é gente tolerante e com adn verdadeiramente democrático.
Um grande homem, e agora não me lembro qual, escreveu que " A essência da democracia não é o governo da maioria, mas o respeito pelas minorias". Este é o meu credo de toda a vida, obviamente com limites porque o respeito pelas minorias não pode conduzir, por exemplo, à destruição da democracia. Mas uma coisa é um estado democrático, e outra bem diferente é que o regime desse estado seja monárquico ou republicano...

3 comentários:

Anónimo disse...

Houve no PROSIMETRON,entre as 14,40 e as 18,19 hrs. um silêncio ensurdecedor e um aparente bloqueio. Julgo que, em parte,provocado pelo terror sacro de "incomodar" alguma das partes.Como "amigo,comentador e Compagnon de route" fiquei preocupado até porque acho que o PROSIMETRON tem sido um espaço de Liberdade. Folgo,Luis Barata,ver os seus 2 posts desbloqueadores.
E,alegro-me pelo facto,sabendo bem que a vida e Portugal continuam.Sempre. Bem haja!
Alberto Soares.

Anónimo disse...

Luís,
Parabéns pelas suas palavras:
" A essência da democracia não é o governo da maioria, mas o respeito pelas minorias". Que nos últimos tempos não tem havido...

Obrigada pelas duas bandeiras significativas da História Portuguesa.
Ana

Margarida Elias disse...

Concordo plenamente com as suas palavras, até porque para mim, cada vez mais, o que importa é que o país seja bem governado. Devido à minha formação, olho mais para a política do ponto de vista histórico, que é o que mais me interessa - pelo menos, até surgir alguém que me pareça eficiente do ponto de vista prático e actual. Também concordo que se deva respeitar as minorias, porque uma coisa que me aborrece é que a democracia se torne numa ditadura da maioria. E, nesse sentido, parabéns a este blogue, por continuar a ser um dos mais interessantes que anda pela internet.