Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BEIJA-FLOR

Sacode as asas inquietas
Cheias de inquieto fulgor.
Rainha das borboletas,
Sacode as asas inquietas.
Beija as rosas e as violetas,
Irado beija-flor.
Sacode as asas inquietas
Cheias de inquieto fulgor.

Teu fulvo pólen doirado
Matize e colore as plantas.
Seja um pincel inspirado
Teu fulvo pólen doirado.
Que o vergel mais variado
Fique, se o voo levantas.
Teu fulvo pólen doirado
Matize e colore as plantas.

Saltita, as flores beijando,
Ó alma do meu jardim!
Mel e perfumes sugando,
Saltita, as flores beijando.
E quando fores voando
Que não te esqueças de mim.
Saltita, as flores beijando
Ó alma do meu jardim!

Como eu seria ditoso
Se fosse como tu és!
Sendo brilhante e formoso,
Como eu seria ditoso!
Mandava ao diabo o gozo
Da Musa dos triolets
Como eu seria ditoso
Se fosse como tu és!

Quando te vejo entre flores
Duvido se és flor também…
Tenho ciúmes traidores
Quando te vejo entre flores.
Ó ave dos meus amores,
Tens o matiz que elas têm;
Quando te vejo entre flores
Duvido se és flor também!

Olha as aves de rapina,
Vê que não te façam mal.
Avezinha peregrina,
Olha as aves de rapina.
Porque essa malta assassina
Bem pode ser-te fatal.
Olha as aves de rapina,
Vê que não te façam mal.

Rebrilha e fulge e cintila,
Ave de eterna beleza!
Bebe o mel que a flor destila;
Rebrilha e fulge e cintila.
És a brilhante pupila
Dos olhos da Natureza!
Rebrilha e fulge e cintila,
Ave de eterna beleza!

Ó que destino galante:
Perpetuamente beijar!
Beijo aqui, beijo adiante,
Ó que destino galante!
Ser eternamente amante,
- Que os beijos fazem amar -
Ó que destino galante:
Perpetuamente beijar!

Filinto de Almeida (1857-1945)

Retirei estes versos de A Ilustração, revista do século XIX. E não pude deixar de me lembrar de umas palavras de Antero numa carta a Oliveira Martins: «O Sáragga está resolvido a não publicar versos senão poucos [...]: isto, pelo carácter banal que a versalhada imprime a todos os jornais literários portugueses [...]. Os versos são a praga da literatura portuguesa.» (Antero de Quental - Cartas / org. Ana Maria Almeida Martins. Lisboa: Imp. Nac.-Casa da Moeda, vol. 2, p. 45)
Se não fosse beija-flor...

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss Tolstoi disse...

Também gosto desta frase do Antero. Mas costumo citá-la mal.