Prosimetron

Prosimetron

domingo, 4 de outubro de 2009

Novidades - 74 : O sonambulismo magnético

Lady Susan Hamilton, filha do 10º Duque de Hamilton, casou em 1832 com Lord Lincoln ( Earl of Lincoln ) , primogénito do 4º Duque de Newcastle. Embora o jovem casal partilhe as mesmas origens milionárias e aristocráticas e tenham tido 5 filhos, não são muito felizes: ela foi criada no seio de uma família algo boémia, enquanto que Henry Pelham-Clinton, futuro 5º Duque de Newcastle, era um homem demasiado sério e avarento.
Quando Lady Lincoln começa a manifestar estranhos comportamentos que se assemelham à loucura e os médicos britânicos se mostram incapazes de a curar, o marido decide confiá-la a dois célebres médicos franceses: os drs. Koreff e Wolowski, que se encarregam de Susan designadamente através do uso daquilo que então se chamava " sonambulismo magnético " e que hoje conhecemos como hipnose.
E são as revelações que ela faz durante a hipnose que levam a que o marido e a família a retirem abruptamente das mãos dos ditos médicos e a levem para Inglaterra.
Este livro, lançado no passado mês de Setembro , publica pela primeira vez o relatório do dr.Koreff, que foi depositado anonimamente 48 anos depois da morte do seu autor na Biblioteca Nacional de França, e fornece as explicações para este mistério médico e não só.
Uma nota final : depois de tomar conhecimento desta obra, consultei fontes genealógicas e verifiquei que o casal se divorciou em 1850, não tendo Susan Hamilton chegado a ser duquesa de Newcastle, mas tendo continuado com uma vida animada tendo sido amante de Horace Walpole e com este fugido de Inglaterra. E aqui temos mais um escândalo aristocrático britânico que dava um belo filme.

- Histoire sommaire de la maladie et du somnabulisme de lady Lincoln, Nicolas Edelman, Luis Montiel e Jean-Pierre Jeter, éditions Tallandier, 285p, 23€.


Sem comentários: