Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O problema das datas e Erasmo de Roterdão!

Hans Holbein, o Jovem, Erasmo de Roterdão


Confrontei-me com este problema das datas:

Num livro de efemérides que me ofereceram está indicado que Erasmo de Roterdão terá nascido a 28 de Outubro de 1467. Noutro livro que consultei e na wikipedia a data referida como a possível para o seu nascimento é 27 de Outubro de 1466. Qual será a verdadeira?

Não me importa que tenha sido a 27 ou a 28 de Outubro, importa-me sim falar aqui no seu "Elogio da Loucura" e da sua sapiência para lhe prestar homenagem.

"Digamos a verdade tal como ela é: a Fortuna ama os irreflectidos, os temerários, os aventureiros, aqueles que dizem facilmente: «os dados estão lançados!». A sabedoria torna os homens tímidos; assim encontrareis por todo o lado sábios a morrer de fome, pobreza e dor, esquecidos, sem glória e sem simpatia. Os loucos, pelo contrário, nadam em dinheiro, governos os Estados e, numa palavra, encontram em pouco tempo a prosperidade. Se fazeis consistir a vossa felicidade em agradar aos princípes e em ser admitidos entre os cortesãos, divindades brilhantes de pedrarias, de que vos servirá a sabedoria? Recuaríeis perante um perjúrio, coraríeis antes de mentir, pois tendes na cabeça os escrúpulos dos sábios sobre o roubo e usura. Se ambicionais as dignidades e bens eclesiásticos, mais facilmente os conseguiríeis se fosseis asno ou boi, do que sendo sábio.Se procurais o prazer amoroso, as mulheres, parte importante neste assunto, amam os loucos e fogem dos sábios como de um escorpião. Enfim, se decidis viver para os divertimentos, deveis evitar o sábio. Em suma, indo por onde quiserdes, entre os papas, princípes, juízes, magistrados, amigos, inimigos, grandes e pequenos, todos procuram o metal sonante; e, como o sábio, despreza o dinheiro, todos evitam a sua companhia. É universalmete admitido que: «Quando não temos algo, devemos simulá-lo». Donde se conclui que «simular a loucura do louco é a sua sabedoria»

Erasmo de Roterdão, Elogio da Loucura

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Isto das datas de nascimento, como o sabem bem os historiadores, tem sempre que se lhe diga.
Mais importante é realmente lembrar a figura.

Anónimo disse...

Tenho uma relação afectiva com Erasmo.
M.