Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Caravaggio - rota chiaroscura pela Cidade Eterna

Narciso, 1599, Palazzo Barberini, Roma

Michelangelo Merisi da Caravaggio, conhecido por este último nome, foi um pintor italiano, normalmente considerado um dos primeiros expoentes do Barroco. Nascido a 28 de Setembro de 1571, veio a falecer aos 38 anos, a 18 de Julho de 1610.

Descobri numa grata visita há dois anos que Roma, pelo espólio que mantém, oferece uma irresistível "caça ao tesouro", em que os deslumbrados visitantes della Città Eterna passam febrilmente de monumento para monumento em busca dos jogos de luz e sombra e da representação quase histriónica das suas pinturas. A galeria de imagens trata dessa demanda possível.


Riposo durante la fuga in Egitto, 1595 - 1596, Galleria Doria-Pamphilj, Roma


Martirio di San Matteo, 1600-1601, Chiesa S.Luigi dei Francesi, Roma


Crocefissione di San Pietro, 1600 - 1601, Chiesa S.Maria del Popolo, Roma


San Giovanni Battista, 1602, Pinacoteca Capitolina, Roma


Deposizione, 1602-1604, Pinacoteca Vaticana, Roma



Madonna dei Pellegrini, 1604 - 1606, Chiesa di S. Agostino, Roma


Davide con la testa di Golia,1605-1606, Galleria Borghese, Roma

5 comentários:

Jad disse...

Todos nós, amantes da cidade eterna, andámos e andamos percorrendo as diferentes "capelinhas" para ver e rever Caravaggio. Aconselho a ler o livro A obra-prima desaparecida de Jonathan Harr (titulo original the lost painting). Já agora na tradução a o quadro aparece com o nome de "A deposição de Cristo" em vez de A Prisão de Cristo

João Soares disse...

Obrigado pela recomendação -- vou espreitar!

Anónimo disse...

Adoro este pintor. Melhor: adoro as suas pinturas!
Tive pena de não ver a exposição que, há dois anos, no Museu Van Gogh, em Amesterdão, pôs Caravaggio e Rembrandt em confronto. Mas acordei tarde: só soube dela quinze dias antes da exposição terminar.
M.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Obrigado pelas imagens. Guardo óptimas recordações de uma exposição com obras de Caravaggio no Palazzo Giustiniani em 2001.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Obrigado pelas imagens. Guardo óptimas recordações de uma exposição com obras de Caravaggio no Palazzo Giustiniani em 2001.