Prosimetron

Prosimetron

sábado, 19 de julho de 2008

O baixo-barítono THOMAS QUASTHOFF


O baixo-barítono alemão Thomas Quasthoff é um dos intérpretes mais conceituados da actualidade. Canta com as grandes orquestras do mundo, entre elas, a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque, Berlim, Viena e de Londres, tendo trabalhado com Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Bernard Haitink, Kurt Masur, Sir Simon Rattle ou Christian Thielemann. Marca presença em todas as grandes salas de concerto (Gulbenkian em 2005), bem como nos principais festivais de música clássica. Alguns críticos consideram Quasthoff o melhor cantor lírico do género de Lied e de Oratória.

Quasthoff nasceu em 1959 em Hildesheim (Baixa-Saxónia). É uma das milhares de vítimas do maior escândalo de medicina do pós-guerra na Alemanha, provocado pelo sedativo Thalidomide, receituado a mulheres grávidas no final dos anos 50, que causou cerca de 10.000 mal formações congénitas. Quasthoff autodescreve-se assim: "Tenho 1,34 m de altura, braços curtos, sete dedos - quatro na mão direita, três na mão esquerda. Cabeça grande, relativamente bem constituída, olhos castanhos, lábios destacados. Profissão: cantor. "

As dificuldades devidas à sua deficiência física foram inúmeras: a título de exemplo, foi-lhe negado o acesso à Escola Superior de Música em Hannover em 1975 por não poder tocar piano. Iniciou então a sua licenciatura em Direito. Sempre apoiado pelos pais, Quasthoff seguiu, contudo, o seu caminho vocal e teve aulas particulares junto de Charlotte Lehmann e Ernst-Huber Contwig (ironia do destino: Quasthoff é, desde 1996, professor na Academia de Música de Detmold no norte da Alemanha).

A sua apresentação no Festival de Bach em Oregon em 1995 foi o passo decisivo para a sua carreira internacional imparável. A discografia gravada para a Deutsche Grammophon revela um repertório versátil e rico, incluindo obras de Bach, Mozart, Schubert, Brahms, Liszt, Mahler e, por fim, até um album de Jazz. Quasthoff congratula-se com três Grammies já alcançados.

Penúltima nota, dedicada aos leitores wagnerianos: Quasthoff estreou-se na ópera de Viena em 2004, tendo deslumbrado críticos e público como Amfortas em Parsifal.

Última nota, dedicada a todos que queiram conhecer melhor Quasthoff: o canal franco-alemão ARTE leva-nos a um concerto no âmbito do festival de Verbier de 2007, em que Quasthoff, acompanhado ao piano por Hélène Grimaud, interpretou Schumann e Brahms. Amanhã, domingo, às 18h!

Sem comentários: