Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Art Deco 1910-1939

Entrada do Hotel Strand, em Londres


A National Gallery of Victoria, em Melbourne, tem em exposição "Art Deco 1910-1939", d'après a colecção de e exposição organizada pelo Victoria & Albert Museum de Londres, já referenciado pelo Filipe Vieira Nicolau.


Sob o mote "True Glamour Never Fades", a exposição aborda o crescimento embriónico do movimento durante a Grande Guerra e a consagração na Expo de Paris de 1925, que recebeu 16 milhões de visitantes (para referência, a Expo'98 teve 11 milhões). Fazendo uma viagem pelos estilos inspiradores da Art Deco e abordando a arquitectura, os automóveis, a pintura, a escultura, a moda, a joalharia, o cinema, o mobiliário, a decoração de interiores, os utensílios domésticos, a exposição faz um mostruário notável dos roaring 20s e da reacção à Grande Depressão, por todo o mundo, de Nova Iorque a Berlim e a Xangai e, necessariamente, a Melbourne e Sydney. Um dos temas omnipresentes é o escapismo de uma Grande Depressão para um mundo de fantasia e beleza de linhas geométricas e ordeiras, com luzes diáfanas e padrões de mundos esquecidos (e.g., o Antigo Egipto, a civilização Maia).

O mais maravilhoso da exposição é como cativa o visitante a reentrar nesse mundo de glamour e a reconhecer referências quotidianas como sendo "Art Deco". Das fotografias de Man Ray a arranha-céus como o Empire State Building ou ao Bund em Xangai, do "Grand Hotel" da Garbo aos desenhos de Frank Lloyd Wright, do jazz e da música de Cole Porter aos números de Busby Berkeley em "42nd Street", dos grandes navios transoceânicos aos quadros de Tamara de Lempicka, é muito fácil deixarmo-nos levar pelo mote da exposição. Existe uma secção exclusivamente dedicada à Art Deco na Austrália, que convida à descoberta pela cidade dos (muitos) exemplos arquitectónicos existentes.

O catálogo é muito bem conseguido, bem como um CD que captura os essenciais da música da época, desde Cab Calloway no "Cotton Club" a Fred Astaire em "Top Hat". A exposição está aberta ao público até 5 de Outubro.

2 comentários:

Pedro Rapoula disse...

Viva João!

Sabe se dá para comprar o catálogo on-line?

Abraços lisboetas!

p

João Soares disse...

Sim -- está disponível em

https://apps.ngv.vic.gov.au/shop/headers/374/display

Abraços sydneyanos

João