Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Portugal visto de fora: IV - da OMS


A esperança média de vida em Portugal está (estimativa para 2007) nos 75 anos para os homens e 81.3 para as mulheres. No relatório da OMS de 2000, era de 72 anos para os homens e 79.5 para as mulheres. Caramba. Em 1971, a esperança média de vida era de 64 anos para os homens e 70 para as mulheres (fonte: Comissão Europeia). Gulp. Trata-se de um aumento de 17% para os homens e 16% para as mulheres em pouco mais de uma geração - fantástico! E esta é a média, há que bater as médias (até porque por cada pessoa que morre antes, outra vive para ultrapassar a média).

Para mim, no entanto, a métrica mais útil é a (o? os?) DALY - Disability Adjusted Life Years, uma métrica que determina o número de anos de vida saudável (ou seja, apresenta o tempo perdido devido a morte prematura e o tempo vivido sob o peso da doença). Em 2000, Portugal ocupava o 29º lugar do ranking, com 69.3 anos de DALY (note-se quão inferior a um valor médio esperado de 76, se se calcular a média ponderada das esperanças médias de vida - 8%!). Infelizmente este indicador ainda não permite fazer análises temporais, dado que é de cálculo recente (no entanto, dados similares apresentados pela OMS indicam um progresso de cerca de 3.6% entre 2000 e 2002, notável).

Para os mais curiosos, as principais causas de incapacidade de saúde em Portugal são as neuropsiquiátricas, seguidas das doenças cardio-vasculares e do cancro (a tabela seguinte apresenta a decomposição das dez principais causas para homens e mulheres, cortesia da OMS):


Apenas uma nota para notar que as condições neuropsiquiátricas possuem a liderança na maior parte (se não todos?) os países da Europa Ocidental. Os dados mais recentes de DALY para Portugal podem ser consultados em http://www.euro.who.int/eprise/main/WHO/Progs/CHHPOR/burden/20050131_2

O 29º lugar do ranking é apenas uma posição -- pior do que 28 casos, melhor do que os demais. O progresso absoluto é que interessa; não é tanto uma competição, mas uma procura de nivelação - por cima.

Sem comentários: