Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 15 de julho de 2008

Iris Murdoch


Dame Iris Murdoch nasceu a 15 de Julho de 1919 em Dublin, na Irlanda. Romancista e filósofa, escreveu em torno a dilemas de religião, ética e sexualidade, abordando os problemas de múltiplos angulos entre a tentação, a traição e o estoiscimo, o Bem contra o Mal, o humor negro nas decisões, não escolhendo claramente nenhuma posição. Entre 1994 e 1996, foi uma das minhas autoras de eleição, tendo as minhas preferências oscilado entre o "The Sea, the Sea", que ganhou o Booker Prize, "The Green Knight", "The Book and the Brotherhood" ou o "Under the Net" (o seu primeiro romance, considerado um dos melhores livros do século pela American Modern Library).

Faleceu em Fevereiro de 1999, depois de uma longa luta contra a doença de Alzheimer. A sua biografia está narrada no filme de 2001 "Iris", sendo interpretada por Judi Dench e Kate Winslet, ambas nomeadas para o Óscar de Melhor Actriz.

2 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Interpretação extraordinária (e comovente) de Dench (outra coisa não seria de esperar). Lamentavelmente, mais um filme excelente com pouca projecção em Portugal

LUIS BARATA disse...

Bela lembrança e belo filme.