Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de julho de 2008

WYD SYD 08


Está a decorrer em Sydney um imenso evento à la concerto de rock: as ruas estão fechadas, os parques estão rodeados de barreiras e existem polícias de controlo de multidões em todas as partes da cidade; o ruído é enorme e os meus colegas estão neste momento à janela a ver o porto de Woolloomolloo e o parque do Domain. Há palcos montados; os helicópteros circulam baixinho e de quando em vez passa um avião militar.

No entanto, a estrela esperada não se prevê que venha cantar: é o actual Papa, que vem celebrar missa para o World Youth Day, apregoado como sendo "o maior festival de jovens do mundo". Como qualquer bom evento mediático, o site oficial tem no seu artigo principal um único link: para os sítios onde se pode ver o Papa. Achei particularmente intrigante a presença de multidões italianas que vêm ver o Papa: haveria concerteza alternativas logisticamente mais fáceis...

O evento começou a 15 de Julho e decorre até 20 de Julho; esperam-se cerca de 125 000 visitantes, mais do que os que vieram à cidade durante os Jogos Olímpicos de 2000.

Para azar dos Távoras (ou do Clero), a comunicação social nas últimas semanas tem andado em polvorosa com escândalos de abusos sexuais por parte de padres católicos na Austrália e do seu encobrimento pelo actual Cardeal.

Sem comentários: