Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 18 de julho de 2008

1938 - Maria da Roménia




( -retrato pintado por Tini Rupprecht )
Nascida Princesa Maria de Edimburgo a 29 de Outubro de 1875, primogénita do Príncipe Alfredo de Edimburgo e da Grã-Duquesa Maria Alexandrovna, e consequentemente neta da Rainha Vitória e do Czar Alexandre II da Rússia, foi uma das mais belas princesas da Europa do seu tempo e posteriormente uma das mais belas rainhas europeias do século XX.
Maria tornou-se também princesa de Coburgo em 1889, quando os seus pais se tornaram Duques reinantes de Coburgo, após a morte do Duque Ernesto, tio de Alfredo e que morreu sem filhos legítimos.
A beleza de Maria atraíu vários pretendentes, e entre eles o seu primo Jorge, futuro Jorge V da Grã-Bretanha, que em 1892 pediu formalmente Maria em casamento.
Surpreendentemente, o pedido foi recusado dada a oposição veemente da Grã-Duquesa Maria , que não queria voltar à órbita da sua dominante sogra, a Rainha Vitória, e detestava a Grã-Bretanha.
No ano seguinte, no dia 10 de Janeiro de 1893 Maria casou com o Príncipe Herdeiro da Roménia, Ferdinando de Hohenzollern-Sigmaringen, sobrinho e herdeiro do Rei Carol I da Roménia.
Embora o casamento não fosse perfeito, Maria tornou-se uma rainha adorada pelo seu povo, a quem se dedicou de alma e coração. Paralelamente aos deveres oficiais, escreveu peças de teatro, livros infantis, volumes de memórias e dedicou-se à pintura .
A sua popularidade aumentou ainda mais com a sua intervenção na Conferência de Paz de Paris em 1919, consequente ao término da 1ª Guerra Mundial, onde conseguiu acréscimos territoriais para a Roménia.
A sua maior desilusão foi o seu filho Carol, que logo em 1918 tinha fugido da Roménia para casar com a plebeia Zizi Lambrinho, que lhe deu um filho, Mircea. O casamento foi declarado ilegal e anulado pelo Rei Ferdinando, e em 1921 Carol casou com a Princesa Helena da Grécia, de quem teve um filho, o Príncipe Miguel. Pouco tempo depois do nascimento de Miguel, Carol fugiu novamente com outra plebeia, Magda Lupescu, e em 1925 renunciou aos direitos ao trono.
Quando Ferdinando morreu em Julho de 1927, Miguel , de seis anos de idade, tornou-se Rei da Roménia até 1930, data em que Carol regressou à Roménia, depôs o filho e tornou-se o Rei Carol II .
Os últimos anos de Maria da Roménia, algo marginalizada pelo seu filho Carol, foram passados a viajar e nas suas residências romenas- o Castelo de Bran, que lhe havia sido oferecido pelos habitantes de Brasov, e uma villa em Balsic.
Em 1937, foi-lhe diagnosticada uma doença hepática, tendo estada internada algum tempo num renomado sanatório de Dresden, infrutíferamente.
Morreu no dia 18 de Julho de 1938 , no belo Castelo de Pelishor, na Roménia.


Sem comentários: