Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Crónicas de Clarice - 8

O QUE É ANGÚSTIA ( 25 de Novembro de 1972 )

Um rapaz fez-me essa pergunta difícil de ser respondida. Pois depende do angustiado. Para alguns incautos, inclusive, é palavra de que se orgulham de pronunciar como se com ela subissem de categoria- o que também é uma forma de angústia.
Angústia pode ser não ter esperança na esperança. Ou conformar-se sem se resignar. Ou não se confessar nem a si próprio. Ou não ser o que realmente se é, e nunca se é. Angústia pode ser o desamparo de estar vivo. Pode ser também não ter coragem de ter angústia- e a fuga é outra angústia. Mas angústia faz parte : o que é vivo, por ser vivo, se contrai.
Esse mesmo rapaz perguntou-me : você não acha que há um vazio sinistro em tudo ? Há sim. Enquanto se espera que o coração entenda.

- Clarice Lispector, A DESCOBERTA DO MUNDO, Editora Nova Fronteira, 1982.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Barata,
A falta de luz é para mim angústia. Infelizmente, caio muitas vezes na escuridão.

A angústia:
"(…)
Sócrates – Agora imagina a maneira como segue o estado da nossa natureza relativamente à instrução e à ignorância. Imagina homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância, de pernas e pescoços acorrentados, de modo que não podem mexer-se nem ver senão o que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça; a luz chega-lhes de uma fogueira acesa numa colina que se ergue por detrás deles; entre o fogo e os prisioneiros passa uma estrada ascendente. Imagina que ao longo dessa estrada está construído um pequeno muro, semelhante às divisórias que os apresentadores de títeres armam diante de si e por cima das quais exibem as suas maravilhas."

(Platão, A República, v. II, p. 105 a 109)

LUIS BARATA disse...

Cara A.R.
Também prefiro os dias longos e luminosos, por isso acho que sou daqueles que suporta mal a chegada do Outuno que nos tira luz.
E esta escuridão natural conduz-me muitas vezes à escuridão interior, à qual, no entanto, tento não me render.