Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Enid Blyton

Enid Blyton, a afamada autora dos Cinco e dos Sete, a criadora de Noddy, colecções e personagens que se destacam de entre os mais de 700 livros que escreveu, morreu em Londres a 28 de Novembro de 1968, com 71 anos, vítima da doença de Alzheimer.


Os famosíssimos Cinco.


Lisboa: Notícias, 1963


Lisboa: Notícias, 1961


Lisboa: Emp. Nac. de Publicidade, 1969


Lisboa: Verbo, 2001


Capa do catálogo da exposição que as
Bibliotecas da CML dedicaram a
Enid Blyton nos 100 anos do seu nascimento.

Há numerosos sites sobre esta autora:
http://www.enidblyton.net/
http://www.enidblyton.co.uk/
http://www.enidblytonsociety.co.uk/
http://www.fantasticfiction.co.uk/b/enid-blyton/

10 comentários:

Jad disse...

Faz parte do meu imaginário de criança e jovenzinho. Lembro-me, quase como se fosse hoje, a alegria que tive quando li "Os cinco na Ilha do Tesouro"... depois foram todos os que apanhei

LUIS BARATA disse...

Também faz parte do meu imaginário, tanto os livros como mais tarde as séries de televisão. E, no entanto, Enid Blyton não era uma pessoa encantadora... Já se sabia muita coisa, mas a mais recente biografia ainda revelou muito mais.Inclusive, uma péssima mãe...
Como já aqui se disse, até pela mão da nossa MR, as obras e as vidas privadas dos autores por vezes são completamente divergentes.

Miss Tolstoi disse...

Já não lembro qual foi o primeiro livro dos Cinco que li, mas devorei-os todos. E mais de uma vez.
E ainda ontem os vi na FNAC, de modo que continuam a ser lidos.

MR disse...

Aqui há uns anos li uma biografia dela em que não era muito bem tratada. Sim, diziam que tinha sido uma péssima mãe - agora pensando melhor, nem sei se não foi escrita por uma das filhas - e que tinha uns escribas por conta. Escrever 700 obras... é obra!

Anónimo disse...

Também faz parte do meu imaginário, devorei-os a todos. Li os cinco mais do que uma vez.

Jad "Os cinco na Ilha do Tesouro" foi um dos que mais gostei.
Associado a estes livres lembro-me dos lanches com bolachas que faziamos por sugestão das descrições nos livros.

Estas histórias motivaram-nos a criar aventuras nas florestas que rodeavam a casa dos meus avós.
As capas da minha colecção dos Cinco eram iguais a estas...uma beleza!
A.R.

Anónimo disse...

Não sei se leram os livros de Enid Blyton "Aventura 4" intitulados como:
AVENTURA NO MAR
A AVENTURA NO CIRCO
A AVENTURA NA ILHA
A AVENTURA NO BARCO...
da Colecção Aventura 4
Capa Dura Editora Meridiano.

Nunca tive esta colecção mas li-os e requisitei-os na Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian integrada na Biblioteca Municipal. Era uma assídua leitora.
Alguém se lembra desta colecção da Blyton?
Ah e lembram-se de umas carrinhas citroen que eram bibliotecas itinerantes? Essas nunca utilizei .
A.R.

João Mattos e Silva disse...

Não só li todos os livros, como brinquei com a minha irmã e os meus primos aos "Cinco". Eu era o tio Alberto, por ser o mais velho (devia ter para aí uns doze anos) e como não havia o Tim, o meu primo mais novo, tinha que fazer de cão... Muito me diverti!

MR disse...

Li poucos livros da colecção Aventura. Sim, lembro-me de ter lido «A Aventura no circo». Há ainda, as colecções Mistério, Gémeas e 4 Torres que nunca li. Acho que já não lia a Enid Blyton quando foram publicadas.
Lembro-me das carrinhas da Gulbenkian.

MR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Que saudades, Manuela, foi um retorno à adolescência. A um calor que era dado pelos cenários onde as aventuras se desenrolavam. Nos «cinco» mas também nos «sete».
JPS