Prosimetron

Prosimetron

domingo, 23 de novembro de 2008

Nossa Senhora do Minho


Hoje, ao passar na famosa Casa das Velas do Loreto (em Lisboa) deparei com uma imagem, que se encontra à venda, representando Nossa Senhora do Minho.
Confesso a minha ignorância. Nada sei sobre este culto. Alguém pode ajudar.
Aqui fica a imagem, que representa a virgem em pretensos trajes minhotos.

8 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Curioso!

Anónimo disse...

Também não conhecia . Mas é lindíssima! Uma minhota...

É caso para dizer que o povo é que faz os santos!
A.R.

Anónimo disse...

Adorei! Não sei para que serve mas vou comprar para oferecer no Natal!

Jad disse...

Bom! Sempre existe um local onde se faz a devoção de Nossa Senhora do Minho. No alto da Serra d'Agra existe um pequeno Santuário (cujas alfaias litúrgicas (o cálice, a patena e um vaso sagrado) e o sacrário foram benzidas em 2006). Era um sonho com sessenta anos aquando da erecção canónica da Confraria da Imaculada Conceição do Minho, em Ponte da Barca. Parece que existe uma publicação (não se encontra na BNPortugal) Senhora do Minho – do sonho ao santuário. Subsídios para a história feito por Mons. Sebastião Pires Ferreira, Vigário Geral da diocese e Comissário do Bispo na Confraria.

Jad disse...

Neste endereço podem ver imagem de um painel de azulejos com o começo do "sonho" do Santuário

http://fotos.sapo.pt/NCGsKZFnZQYI4zq63zjl

Jad disse...

A Senhora está vestida com o Traje à Vianesa, concretamente, o fato de festa de Lavradeira, com o forro preto decorado (segundo a tipologia de Cláudio Basto), tendo ainda duas espigas amparadas pela mão esquerda como expressão iconográfica – o milho – cereal que fez do Minho o Celeiro de Portugal.
Citando "http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.rtam.pt/docs/imagens/Senhora_do_Minho_3_1.jpg&imgrefurl=http://www.rtam.pt/index.php%3Fid_categoria%3D3%26id_item%3D3643&usg=__jDBTCXAYW-loLbjofYD798LmXKw=&h=350&w=263&sz=32&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=tpOD0I6M5vdcOM:&tbnh=120&tbnw=90&prev=/images%3Fq%3D%2522Nossa%2Bsenhora%2Bdo%2BMinho%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN"

Anónimo disse...

Obrigada pela informação.
A.R-

LUIS BARATA disse...

Subi há cerca de dez anos a Serra d'Arga, numa caminhada que ainda hoje lembro com agrado. Foi um esforço físico bastante razoável, mas a companhia dos meus queridos amigos TTM e AA tornou-o mais suportável. E chegar ao topo, com aqueles lagos magníficos e ver os cavalos selvagens a deambular foi uma fantástica "recompensa".
Tenho ideia de um santuário, mas confesso que já não me lembro.