Prosimetron

Prosimetron

sábado, 29 de novembro de 2008

Será que existe um elixir da juventude?

E se for verdade?

Ler artigo no jornal "O público" de hoje

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1351592&idCanal=13

Aqui, transcreve-se só o começo:
"Pôr uma colher do líquido “mágico” na boca e engolir. Este é um ritual diário para o cientista russo Mikhail Shchepinov que, todos os dias, sorve aquela que considera poder a ser a solução para prolongar a vida humana, uma colher de água pesada – D2O, em que o “D” da fórmula química representa o deutério, um isótopo do hidrogénio de massa atómica 2, em vez de 1. O sabor é ligeiramente adocicado e se um cubo deste líquido fosse colocado num copo, afundar-se-ia em água normal.

Já lá vão 18 meses desde que o bioquímico russo anunciou pela primeira vez que tinha descoberto o elixir da juventude, uma maneira de beber (ou comer) para conseguir ter uma vida mais longa. Segundo noticia a revista “New Scientist”, Shchepinov começou a interessar-se por esta área há dois anos através da leitura de artigos científicos sobre as causas do envelhecimento.

A teoria mais bem aceite pela comunidade científica é a dos radicais livres, que defende que o corpo humano vai envelhecendo devido a danos irreversíveis provocados às biomoléculas. Os responsáveis por esta destruição são os radicais de oxigénio livres, compostos químicos agressivos que são um produto inevitável resultante do metabolismo das células.

Os “estragos” vão sendo acumulados ao longo da vida até que chega o ponto em que os processos bioquímicos básicos do corpo deixam de funcionar. Estes processos estão associados a doenças ligadas à velhice, incluindo Parkinson, Alzheimer, cancro, falhas renais crónicas e diabetes.

O corpo humano produz antioxidantes que eliminam os radicais livres antes que estes possam causar danos. À medida que a idade avança, estes sistemas defensivos acabam também por ser destruídos e o corpo entra num declínio inevitável.
"
Inês Subtil

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Daí o tão elevado consumo de anti-oxidantes nos dias de hoje...
Estão por todo o lado- farmácias, lojas de produtos naturais.
Ontem como hoje, procura-se o elixir da juventude.
Quando eu era pequeno, gabavam-se os iogurtes búlgaros...

Nuno Castelo-Branco disse...

Água pesada? Mas isso não é radioactivo? Até se faziam bombas atómicas!