Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Um David em todo o seu esplendor

Após 18 meses de restauro, o David, de Donatello, volta à sala do Museu Bargello, em Florença, onde se encontrava. Para a limpeza da obra, em bronze, considerada inovadora na forma de retratar o nú masculino, foram utilizadas técnicas de vanguarda, a partir de raios laser, que eliminaram as impurezas para fazer realçar as partes douradas mais frágeis da estátua. Todo o processo de restauro foi captado pelas câmaras e projectado de modo a que o público que visitava a galeria pudesse assistir à intervenção.
David, de Donatello, foi uma realização ainda mais revolucionária da escultura do proto-renascimento e foi a primeira obra de nú, de tamanho natural, desde a Antiguidade, dotada de verdadeira autonomia. Esta estátua estaria relacionada com um movimento cívico e patriótico, que identifica David fraco mas protegido por Deus, com Florença, e Golias com Milão, duas cidades em conflito na época.
Donatello escolheu um modelo jovem para David para que os habitantes de Florença se identificassem como ele.

1 comentário:

Anónimo disse...

É belo o David de Donatello bem como a história entre as duas cidades Florença e Milão. Já tive o prazer de visitar as duas mas a última foi só de passagem.

Não me esqueço de estar nas Galerias Vittorio Emanuele II, à noite, e de passar um grupo apressado, parecia de figurantes, em traje de gala para assistirem à ópera. A sua passagem em passo apressado foi tão estranho que me fez lembrar um filme de Fellini.
A.R.