Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Amanhã na FRANCE 2

- Túmulos de Luís XVI e Maria Antonieta, Basílica de Saint-Denis. Foto
de Eric Pouhier.


É já amanhã no canal de televisão francês France 2, disponível entre nós pelo cabo, que passa a ficção documental Ce jour-là tout a changé: l' évasion de Louis XVI, sobre os acontecimentos da noite de 19 para 20 de Junho de 1791, um dos episódios mais surreais da Revolução Francesa. É a chamada Noite de Varennes. Em 1791, o casal real vive quase prisioneiro no velho Palácio das Tulherias em Paris, e depois de muitas hesitações decide fugir rumo a Montmédy, uma praça forte dominada por tropas fieis e perto do Luxemburgo austríaco.
Evidentemente, fogem disfarçados- Luís XVI é o Sr. Durand, intendente da Baronesa de Korff ( sendo esta na verdade Madame de Tourzel, a preceptora dos príncipes) , e Maria Antonieta é a governante da Baronesa, enquanto que os príncipes ( com o Delfim disfarçado de menina) e Madame Élizabeth, irmã do rei, acompanham a falsa baronesa.
Segue-se uma madrugada a galope, até Chaintrix, onde o rei é reconhecido. Apesar de tudo, a viagem prossegue, mas já com atrasos e avisos às autoridades revolucionárias. Chegam a Varennes às onze da noite do dia 20 de Junho, onde a fuga terminará, tanto pela agitação dos guardas revolucionários que não os querem deixar prosseguir, como pela proverbial hesitação de Luís XVI, que não dá ordem de intervenção ao fiel Duque de Choiseul Stainville e aos seus 40 dragons, estacionados em Varenne e fieis à monarquia.
Entretanto, já na madrugada do dia 21, chegam dois oficiais da Garde Nationale de Paris que trazem um decreto da Assembleia ordenando o regresso do rei à capital, onde se começa a falar de república...

Ce jour-là tout a changé: l' évasion de Louis XVI, France 2 , 24 de Fevereiro, 20h35 ( hora francesa ) .



3 comentários:

ana disse...

Fotografia fantástica!

Anónimo disse...

Ia jurar que os túmulos em causa não têm estátuas, apenas lápides. Tb ia jurar que estas estátuas estavam até fora da cripta.
http://www.findagrave.com/cgi-bin/fg.cgi?page=pis&GRid=2231&PIgrid=2231&PIcrid=1974848&PIpi=84587&
e
http://www.findagrave.com/cgi-bin/fg.cgi?page=pis&GRid=2230&PIgrid=2230&PIcrid=1974848&PIpi=84585&

Mas ficam sempre bem, apesar de estarem muito longe da qualidade das estátuas dos últimos Valois.

LUIS BARATA disse...

Confesso que a minha memória não me permite grandes certezas, mas vou averiguar.