Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A mais nova Pousada de Portugal

- O claustro, que pode receber eventos com até 500 participantes.

- O antigo Hospital de S.Teotónio, Viseu.


Abriu a semana passada a mais recente Pousada de Portugal, que é simultaneamente a maior até agora. Trata-se do antigo Hospital de S.Teotónio, em Viseu, fechado desde 1997, agora transformado em pousada com 84 quartos, spa, piscinas e dois restaurantes, pela mão do Grupo Pestana e com projecto do arquitecto Gonçalo Byrne.

Parece-me uma ideia a aplaudir, revocacionar edifícios com dignidade ( trata-se de uma construção do séc.XVIII com elementos escultóricos e arquitectónicos relevantes) , dando-lhes um uso que é uma mais-valia local e regional.

Além da aposta em edifícios históricos, a ideia é também oferecer ao mercado pousadas com maior dimensão.

Já em Abril, será inaugurada a Pousada do Palácio de Estói, no distrito de Faro ( quando o visitei há uma dúzia de anos fiquei abismado com o estado em que se encontrava) , e em Outubro a Pousada do Palácio do Freixo, no Porto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Também acho bem, antes que caiam.
M.

ana disse...

Há Pousadas muito bonitas no nosso país. Há uma que gosto particularmente, por ter uma atmosfera especial é a Flor da Rosa reconstruída pelo arquitecto Carilho da Graça de quem gosto.
Ainda bem que há aproveitamento destes edifícios seculares.
Poderia enumerar outras mas ficaria uma lista enorme.

Anónimo disse...

PARECE QUE A CIDADELA DE CASCAIS TAMBÉM VAI A POUSADA A CARGO DOS PESTANAS QUE VÃO PASSAR A CHAMAR-SE OS PESTANAS DAS POUSADAS LOL