Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Crónicas de Clarice - 10

- Carnaval em Recife, Brasil,do sítio da Prefeitura.

RESTOS DO CARNAVAL

Não, não deste último carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete. Uma ou outra beata com um véu cobrindo a cabeça ia à igreja, atravessando a rua tão extremamente vazia que se segue ao carnaval. Até que viesse o outro ano. E quando a festa ia se aproximando, como explicar a agitação íntima que me tomava? Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate. Como se as ruas e praças de Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas. Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim. Carnaval era meu, meu. (...)

- Clarice Lispector, A DESCOBERTA DO MUNDO, Editora Nova Fronteira, 1984.

Sem comentários: