Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dois poetas no olhar de Lagoa Henriques


Estátua de Guerra Junqueiro, inaugurada em 1968.
Encontra-se na Praça de Londres, de frente para a Av. Guerra Junqueiro.
www.lifecooler.com


Monumento a Antero de Quental, pedra e aço,
no Jardim do Príncipe Real em Lisboa, 1991.
http://www.lagoahenriques.com

4 comentários:

ana disse...

Gosto de Lagoa Henriques. Será que ele gostava mais do Antero de Quental do que do Guerra Junqueiro?
A segunda escultura parece-me mais eterna, mais aglutinadora do conhecimento e das ideias do que a presença física do Junqueiro que é objectiva. Realmente ele captou bem a essência dos escritores.

MR disse...

Não sei. Se calhar. Mas se calhar também gostaria mais de Fernando Pessoa e a escultura de Pessoa é mazota. As pessoas acham-lhe graça, mas...
O Junqueiro é uma estátua, o Antero um monumento e separam-nos 23 anos.
E não sei como foi feita a encomenda, se calhar uma estátua para o Junqueiro e um monumento ao Antero.
A estátua do Junqueiro acho-a óptima. Uma das qualidades de um escultor é dar grandiosidade ao retratado e o Lagoa Henriques conseguiu isso na estátua de Junqueiro, que era um homem de pequena estatura.
Por mim, gosto dos três poetas.

ana disse...

A sua resposta é pertinente: o tempo e a encomenda, as modas e os tempos são suficientes para levar o artista a criar de modo diferente.
Quanto aos poetas o 1º é o Fernando Pessoa, o 2º o Antero e só em 3º o Junqueiro.
Quanto ao retrato esculpido se devem os escultores ou não dar grandiosidade, não sei se será assim tão linear. Adoro a escultura que Cutileiro fez a D. Sebastião e não o engrandece.
Por outro lado não gostei da escultura do Oscar Wilde que publicou, no entanto, acho que o escultor conseguiu colocar o Wilde verdadeiro.

MR disse...

O D. Sebastião do Cutileiro, de que gosto bastante, para mim é como uma caricatura em escultura. Mas se não soubermos que é o D. Sebastião, não chegamos lá.

O que eu quis dizer com a «grandiosidade» é que um homem pequenino em cima de um pedestal fica ridículo. E quando olhamos para aquela estátua vemos o Junqueiro.

Não foi a única a não gostar do monumento ao Oscar Wilde. Eu gostei bastante quando o vi. Nunca mais o encontrava, estava escondido no meio de um jardim. Achei-o lindo e inesperado.