Prosimetron

Prosimetron

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Um quadro uma história I: "Primavera" Sandro Botticelli!

Sandro Botticelli (1445- 1510) é um dos pintores Renascentista de que mais gosto. Por isso, aqui está a Primavera, o meu eleito dentro da pintura profana. A beleza de Flora condiz com as flores que nos agradam.
Botticelli, Primavera (c. 1482)
Tempera sobre painel 203 × 314 cm, Galleria degli Uffizi, Florença
Na extremidade direita, Zéfiro que rapta uma Clóris espantada, que transforma na bela Flora, a seu lado, salpicando o chão com rosas. As outras figuras são Vénus, as três Graças e Mercúrio.

FLORA, A DEUSA DAS FLORES, um quadro uma história
Flora significa “flores” em latim. Flora era a antiga deusa das plantas em floração e das safras, e por isso, da Primavera. Venerada pelos Romanos, pelas Sabinas e por outros povos itálicos. Ovídio atribuiu-lhe uma predecessora grega, Clóris. Na verdade,

Pormenor, Flora a deusa da Primavera

Flora era, na sua origem, uma ninfa do campo chamada Clóris (isto é “Verde Fresco”), cujo lar se situava nos Campos Elísios, o idílico lugar de repouso dos heróis mortos. Um dia Clóris foi vista por Zéfiro, o vento do Oeste, que de imediato se apaixonou por ela e a perseguiu. Subjugou-a e desposou-a tornando-a Flora. Ganhara assim, Flora a imortalidade sob a forma de Primavera perpétua. A transformação de Flora foi equiparada a Zéfiro soprando calorosamente e despertando a natureza. De igual modo quando a deusa respirava, dizia-se que exalava rosas frescas.

Varrão, Coisas rústicas 1.
Marcus Lodwick, Guia do Apreciador de Pintura, Lisboa: Estsmpa, 2003, p. 52.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto do Botticelli.
M.

ZENN BELL disse...

A primavera me encanta, embora em meu país não sejam muito distintas as estações... mas aqui temos flores todo o ano! Boticelli me arrebata a Alma! Ana, grata por esse belo post.Beijos