Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mais um santo português

É já no próximo dia 26 de Abril que será canonizado, juntamente com quatro beatos italianos fundadores de congregações, D. Nuno Álvares Pereira que há muito é para a Igreja Católica o Beato Nuno de Santa Maria.
Beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV, o Santo Condestável (entre nós já o é antes de o ser em Roma) que até deu o nome a uma igreja de Lisboa, teve de esperar por 2004 para que fosse reaberto o seu processo de canonização com a alegada cura milagrosa da cozinheira de Vila Franca de Xira, Guilhermina de Jesus.
O último português a ser canonizado foi S. João de Brito (1647-1693), em 1947 pelo Papa Pio XII.
Como se vê, estamos muito longe do recorde estabelecido por S. Josémaria Escrivá...

6 comentários:

ana disse...

É verdade já tinha lido!
O advogado do diabo perdeu neste caso.
Para mim é um pouco difícil perceber estes assuntos. Mas deve ser um desafio engraçado para quem defende o nascimento de um Santo.

Anónimo disse...

Deve ter sido por ter roubado metade de Portugal...

LUIS BARATA disse...

Mas o Beato Nuno ainda devolveu alguma coisa e estabeleceu os alicerces da Casa de Bragança, enquanto que hoje tudo o que é roubado fica nas off-shores e na linda Suiça nas contas dos sobrinhos e das primas...

Anónimo disse...

Mas o recorde não é "nosso", de Santo António? Tinha ideia de ser a canonização mais rápida, salvo erro em menos de um ano depois da morte.
Aproveito para notar que S. Nuno deve ser o santo com iconografia mais "heráldica", ao surgir acompanhado pela sua bandeira.

MR disse...

A propósito do fundador da Opus Dei, fui ver Camino e gostei bastante. Espero que apareça por cá.

Anónimo disse...

para o anónimo das 10h:
Foi o Condestável que "roubou", ou foi D.João I que cedeu em demasia, havendo historiadores que até falam em "quase chantagem" ao rei?
Rei fraco fez forte o Condestável...