Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de março de 2009

Esta semana em Madagáscar


Esta ilha africana de que raramente se fala, andou esta semana nas bocas do mundo. O contestado Presidente da República, Marc Ravalomanana, renunciou ao cargo e entregou o poder às Forças Armadas, que o passaram a Andry Rajoelina, antigo organizador de eventos de 34 anos de idade, tendo o Tribunal Constitucional declarado que nada havia a censurar apesar do novo presidente ter menos de 40 anos- a idade exigida pela Constituição para o exercício do cargo presidencial.
O novo Presidente suspendeu a Assembleia Nacional e o Senado, entregando o poder legislativo a duas autoridades por si criadas, e prometeu eleições para daqui a dois anos.
Entretanto, a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ( SADC ) já declarou que não reconhece o novo presidente, a União Africana adiou uma decisão, e as Nações Unidas ainda estão a "averiguar".
Mais expedita foi a França, antiga potência colonial, cujo embaixador já visitou o novo presidente, apenas achando que dois anos para organizar eleições é um prazo um bocadinho longo...
O novo e jovem presidente aguentar-se-á, triunfando o realismo político, ou teremos mais novidades malgaxes nos próximos dias?

Sem comentários: