Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 17 de março de 2009

Inacreditável!

A Biblioteca Britânica reconheceu que desconhece o paradeiro de mais de 9000 livros da sua colecção admitindo que uns possam estar mal arrumados e outros tenham sido mesmo roubados. Entre as obras que não aparecem contam-se edições raras e preciosas como exemplares das primeiras edições do Retrato de Dorian Gray (Óscar Wilde), uma edição de luxo de A Minha Luta (Adolf Hitler), uma Carta Astrológica datada de 1555, vários tratados renascentistas de teologia e alquimia…
A incapacidade na detecção das obras desaparecidas é justificada pelos responsáveis pela extensão das estantes da biblioteca – cerca de 650 quilómetros – e pela transladação dos livros ocorrida há mais de 10 anos a partir do Museu Britânico para novas instalações. Em Janeiro último, um coleccionador foi apanhado a roubar mapas, ilustrações e páginas de vários volumes valiosos daquele espólio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um livro mal arrumado numa biblioteca - e numa biblioteca dessa dimensão - só se encontrará por acaso, ou quando houver uma conferência.
M.