Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 19 de março de 2009

À volta de Chantilly

- Castelo de Chantilly
- Ilha do Amor, parte do jardim inglês do Parque de Chantilly.

- Uma das "casas de camponeses" do Hameau de Chantilly.



- Outra casa do Hameau, recentemente recuperada.


- O moinho do Hameau de Chantilly.
Dias depois de Miss Tolstoi me ter dado a conhecer uma exposição em Chantilly, a grande casa dos Príncipes de Condé, dei de caras com uma notícia sobre essa fascinante residência principesca francesa que até deu um creme culinário ao mundo: o creme de chantilly criado pelo grande cozinheiro François Vatel ( recentemente imortalizado por Gérard Depardieu no filme Vatel ) .
Todos já ouvimos falar ou visitámos o Hameau de la Reine, a aldeia-modelo mandada edificar por Maria Antonieta no Parque de Versailles, mas o que muitos não sabem ( incluindo eu ) é que Maria Antonieta inspirou-se na aldeia existente no parque de Chantilly: o Hameau de Chantilly, edificado em 1775 pelo arquitecto Jean-François Leroy.
Foi esta "aldeia" recentemente recuperada, estando visitável desde o mês passado embora as casas já não tenham os requintados interiores do século XVIII.
O domínio e castelo de Chantilly foi legado pelo último Condé ao filho mais novo de Luís Filipe, o Duque de Aumale, tendo este nele instalado as suas colecções de pintura, desenhos e livros. Viúvo e tendo já perdido os seus filhos, Aumale legou ao Instituto de França esta preciosa propriedade com a condição de passar a ser conhecida como o Museu Condé.





6 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um sítio onde não me importava de visitar hoje... se o tempo lá estiver como cá, para poder passear pelo jardim.
M.

Anónimo disse...

Subscrevo as palavras de M.
Obrigada pela informação.
A.R.

Anónimo disse...

...um sítio que não me importava...
M.

LUIS BARATA disse...

Também eu, que nunca lá fui. E esta até deve ser uma boa altura, sem multidões.

Jad disse...

Mais uma viagem adiada do Prosimetron!!!

Miss Tolstoi disse...

E eu!