Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 19 de março de 2009

Sábado é Dia Mundial da Poesia



No próximo sábado, 21 de Março de 2009, comemora-se pela décima vez o Dia Mundial da Poesia, criado em 1999 pela UNESCO.
Uma das alternativas para nos associarmos a tais comemorações é o Centro Cultural de Belém, onde entre as 11 e as 19h3o irão decorrer lançamentos de livros, conferências, leituras de poesia por personalidades conhecidas, bem como um concerto com poesia pelas 17h. Tudo com entrada livre.

12 comentários:

Anónimo disse...

Que dia bem escolhido: com as flores vem a poesia!
Obrigada por me informar.
A escolha das esculturas a acompanhar o evento tmabém é fantástica.
A.R.

LUIS BARATA disse...

São as duas musas poéticas: Erato, a da poesia erótica, e Calíope, musa da poesia épica.

João Soares disse...

Faltaria Polímnia, a musa da poesia sacra... ou não?

LUIS BARATA disse...

Efectivamente, Polímnia era a musa da poesia sagrada, mas era também a musa da geometria e penso que mais associada a esta. Pelo menos, quando pensei ilustrar o post com as musas pensei logo em Calíope e Erato,e esqueci Polímnia. Mas para ser rigoroso, se calhar também a devia ter incluído.

Anónimo disse...

Luís Barata:
Não sei se não será redutor qualificar Erato como a musa da "poesia erótica" como consta do seu comentário. Daquilo que me lembro, a forma poética associada a Erato era a "poesia lírica" ,mais abrangente portanto do que a "poesia erótica".

Miss Tolstoi disse...

Será que Salazar foi poeta?

Jad disse...

Esta Miss Tolstoi faz cada pergunta?
Ser poeta é...

Anónimo disse...

Miss Tolstoi,
Não estou a defender, a limpar ou o que quiser mas aqui tem a resposta à sua pergunta:

"Salazar - Colégio Via Sacra
O Colégio da Via Sacra de Viseu é um dos mais antigos da região centro e nele Doutor António de Oliveira Salazar foi prefeito com a idade de 19 anos, depois de ali ser aluno. Foi também quando ocupava este cargo, reservado aquele que foi considerado o «melhor entre os melhores estudantes», que redigiu o poema-hino da escola.

«Nós queremos ser filhos/ Da Pátria sem rival/ Queremos a grandeza/ Do nosso Portugal” era o refrão.» "

http://group.xiconhoca.com/2009/01/25/port-hist-oliveira-salazar-colegio-via-sacra/

Não conheço Salazar enquanto poeta, mas, um aluno como ele, tendo vivido em Coimbra, tinha perfil para escrevinhar poesia bem à moda do seu tempo. Quando fez a pergunta eu fi-la a mim mesma. Como disse NÃO conheço essa faceta porque nunca me interessou explorá-la.
A.R.

Miss Tolstoi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss Tolstoi disse...

Só nos faltava esta: Salazar escrevinhador - A.R., diz bem: "escrevinhar" poesia - do hino da escola!
Para o ano, no Dia Mundial da Poesia, o Luís Barata tem mais um livro para anunciar: recolha das poesias de Salazar. Êxito garantido!
E por aqui me fico!!! - antes que isto azede.

Anónimo disse...

"antes que o leite azede!"

Anónimo disse...

Cara Miss Tolstoi,
Tinha prometido a mim mesma nunca mais falar de Salazar...rompi essa promessa e arrependo-me, embora, eu ache que o debate é salutar!
Não pretendo, nem nunca pretendi lavar memórias, mas gosto de análises desapaixonadas porque só assim se pode ser justo a avaliar alguém seja ele: o Salazar, o Mário Soares ou o Álvaro Cunhal. Três homens, três personalidades fortes.
Não me interessa se o Salazar foi ou não maçon.
Respeito a maçonaria e quem leva a sério o seu ideário, embora, para mim seja um mistério, mesmo depois de ter lido alguma coisa.
NÃO tenho vergonha por não "saber", nem de o reconhecer publicamente. Á medida que vou crescendo apercebo-me de que sei tão pouco! Apenas me interessa procurar a luz...
Cumprimentos com um sorriso (franco).
A.R.