Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de março de 2009

O mais belo clube privado do mundo




Entre nós os clubes privados de convívio não têm grande tradição. Existem alguns, mas na sua maior parte "cheiram a naftalina", as suas sede estão decadentes, e o recrutamento está muito fechado, tanto às novas gerações como a novos protagonistas sociais.
Não é assim noutros países europeus, desde logo no Reino Unido- tão presentes na literatura, ou em França. E é precisamente um clube francês, o Cercle de l' Union interalliée, que tem a fama de ser o mais belo clube privado do mundo, contando com 3100 sócios, sendo que muitos destes são nomes conhecidos da política francesa.
Criado em 1917, pelo conde de Beaumont, pelo Marechal Foch, e por André Citroën, entre outros, o clube destinava-se a acolher as personalidades das nações estrangeiras aliadas. E iniciou a sua vida num belo edifício onde ainda hoje está instalado- o Hôtel Henri de Rotschild.
Além de contar com uma esplêndida biblioteca, elegantes jardins, e um restaurante, o clube proporciona conferências, natação, squash, e jogos de mesa- com uma regra rigorosa de proibição de jogar a dinheiro, patrocinando também um reputado prémio literário.
Não é o clube parisiense mais "fino", já que o rival Jockey Club, nascido em 1833, conta com 1140 sócios, dos quais 73% são provenientes de famílias aristocráticas, mas é certamente o clube com as mais belas instalações.
- Cercle de l' Union interalliée, rue du Faubourg Saint-Honoré, 33, Paris.