Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de março de 2009

VISITA À FLORESTA


meuslivros.weblog.com.pt/arquivo/floresta.jpg

Que frescura meu Deus, e que deslumbramento!
[…]

Ó clareiras do bosque! Ó penumbras sagradas!...
Como o Sol entra aqui a rir às gargalhadas,
E como a Natureza é virginal e é pura!
A alma se me esvai, fundida de ternura,
Em murmúrios d’amor, em êxtase de crente!...
Como isto moraliza e diviniza a gente!
Dá-me vontade de ir subindo essas encostas,
Ajoelhando, a beijar a terra de mãos postas!
Eu quisera enroscar-me aos robles como a hera,
Ser perfume no lírio e ser vigor na fera,
Desfazer-me, diluir-me em luz, em ar, em cores,
Semearem-me e nascer todo o meu corpo em flores,
Com as águias voar no oceano do infinito,
Ser tronco, ser réptil, ser musgo, ser granito,
De forma que eu andasse, em átomos disperso,
No céu, no mar, na luz, na terra, – no Universo!
[…]

Guerra Junqueiro
De Musa em Férias

Colocado em comentário por Miss Tolstoi. Resolvi postá-lo porque gosto muito de Junqueiro. E percebi que é mais um poeta que as três mulheres que mais escrevem no Prosimetron têm em comum. Espero que goste da ilustração que escolhi. Obrigada, Miss Tolstoi!

3 comentários:

LUIS BARATA disse...

E que bela paisagem a acompanhar!

Miss Tolstoi disse...

MR,
Obrigada por ter colocado a poesia do Guerra Junqueiro. A ilustração que escolheu é maravilhosa. Obrigada!

ana disse...

A paisagem é magnífica!
O poema também.