Prosimetron

Prosimetron

domingo, 17 de maio de 2009

Novidades - 48 : Richard Wallace

Toda a gente já ouviu falar, e alguns já a visitaram certamente, da colecção Wallace, ou pelo menos das fontes Wallace, espalhadas por várias cidades europeias ( também existem em Lisboa, no Rossio ) , mas se calhar não sabem, tal como eu não sabia até ler as recensões deste livro, que existe uma imensa controvérsia em torno da fortuna e da colecção Wallace. Aliás, quando visitei pela primeira vez a fabulosa colecção em Londres desconhecia por completo as sombras que pairam sobre a mesma.
A história remonta a 1870, quando o 4.º marquês de Hertford morre no seu castelo de Bagatelle, nos arredores de Paris. Aberto o seu testamento, verifica-se que deixou a maior parte da sua fortuna, incluindo a colecção de obras de arte que hoje se chama Wallace, ao seu secretário Richard Wallace, do qual se sabe muito pouco antes de ter entrado ao serviço do marquês.
A autora, Lydie Perreau, descendente de uma das legatárias de Lord Hertford, pesquisou o "mistério Wallace"- quais eram as verdadeiras relações entre os dois homens? Seriam pai e filho, como alguns defendem, dadas algumas semelhanças físicas? Ou as relações seriam de outro cariz? Ou tudo a se resume, como sustentam alguns autores, a que Richard Wallace pura e simplesmente falsificou o testamento do marquês de Hertford?
- La Fortune de Richard Wallace, Lydie Perreau, éditions Jean Claude Lattès, 434p, 19,50€

5 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser interessante! Desconhecia esta polémica.
Obrigada.
A.R.

Filipe Vieira Nicolau disse...

As aquisições pelo próprio Marquis of Hertford foram, em parte, pouco pacíficas: durante a célebre venda da colecção de James-Alexandre, Conde de Pourtalès-Gorgier, em Paria em 1865, o marquês e seu amigo, James de Rothschild, disputaram a compra de várias obras, entre elas, a de um retrato famoso de F. Hals. O marquês ganhou a corrida com a licitação de aproximadamente 45.000 francos.

Anónimo disse...

Não sabia nada deste Wallace. Vou tentar ler algo.
M.

LUIS BARATA disse...

O nosso caro Filipe sempre muito bem informado!

Miss Tolstoi disse...

Deve ser giro. Nem sabia das fontes no Rossio terem algo a ver com um Wallace. Santa Ignorância!