Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Descoberto o mistério

Por vezes escrever uma linha num livro pode ter investigações que demoraram semanas até encontrar a solução.
Ao percorrer o Flos Santorum, impresso em Lisboa, por Hermão de Campos, em 1513, encontrei uma imagem semelhante à representada para S. Nicolau, mas desta vez aparentemente só com um personagem na tina (embora esta esteja cortada). Figurava a ilustrar a traslação de Santo Ildefonso, como se pode observar pela imagem seguinte:

Começou nova pista e se fosse uma trasladação o representado. Olhei para o calendário inscrito naquela folha e havia a invocação de duas trasladações: S. Bernardo e S. Domingos. Analizei a lengenda áurea de cada um destes santos. Não consegui enquadrar nada com eventual com eventual presença de uma bispo e a descoberta de um corpo (Como acontece no caso de Santo Ildefonso).
Voltei a ler a vida de S. Nicolau. E fez-se luz!
As Relíquias de São Nicolau foram trasladadas de Mira para Bari em 1087, sendo guardado e festejado esse facto a 9 de Maio no calendários mais antigos e, ainda hoje, na Igreja eslava assim como em Bari (capital da Apúlia, Itália).
Fui à investigação que tinha feito em outros livros de horas de finais do século XV e começo do século XVI. Quando aparece alguma liturgia nesse dia 9 de Maio é a da trasladação de S. Nicolau.
Este livro de horas português (1501) é até agora, na minha investigação, o primeiro que reserva esse dia para "S. Gregório Nazanzeno" ou "S. Gregório Nazianzo", bispo.
Desculpem se vos "chaguei"... mas o desafio de vos explicar e pedir ajuda... ajudou-me a encontrar a solução.

3 comentários:

JP disse...

Bem, isto é o que se chama investigação em directo! :)
Fazendo de advogado do diabo, mas alguma dessas festas de trasladação consta do livro original (o do primeiro post)? Se sim, pois seria provável a utilização da mesma gravura com dois significados, numa para S Nicolau "milagreiro" e outra para S Nicolau (ou outro Bispo) "trasladado".
Mas, se não, não será de admitir outro significado para aquele significante que pelos vistos seria bastante polissémico?
Ou estou a ver isto tudo trocado? :)
Do que estou certo, é de ler aqui nas entrelinhas o prazer da pesquisa e aquele outro, infelizmente mais raro, da descoberta! Por isso, parabéns!
Abr.

LUIS BARATA disse...

Estou pasmado com tanta "santidade" !

Anónimo disse...

Também eu! Para o que lhe havia de dar!
Mas, PARABÉNS! Vem aí uma preciosidade. Vou aprender imenso.
M.