Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A lenda de S. Nicolau


Segundo alguns existem três significados para as figurinhas representadas junto da imagem de S. Nicolau (festejado a 6 de Dezembro).

A lenda mais conhecida seria a de ter livrado da prostituição três filhas de um comerciante falido, dando a cada uma delas o dote necessário para o casamento. Por isso aparecem três "moedas/besantes/sacos" de ouro sobre o livro (lenda ocidental), donde terá vindo a lenda que o liga ao Pai-Natal.

A segunda lenda é que teria ressuscitado três crianças assassinadas por um açougueiro, que as teria cortado aos pedaços e jogadas dentro de um barril para serem servidas como carne salgada. Por isso aparecem as três figuras, nuas, levantando-se de dentro do barril (lenda bizantina).

A terceira lenda coloca S. Nicolau como defensor dos injustiçados e oprimidos. A lenda tem dois momentos; num primeiro momento terá impedido que três inocentes fossem injustamente executados pelo Governador Eustáquio, acabando este por reconhecer que os condenara por suborno. Assistiram ao milagre três oficiais que mais tarde são condenados, também injustamente à morte. S. Nicolau apareceu, durante um sonho, ao Imperador Constantino e terá provado a inocência dos três oficias, sendo, por isso, postos em liberdade. O Imperador interrogou os prisioneiros e eles disseram-lhe que tinham evocado o bispo Nicolau para provar a sua inocência. O Imperador pediu bispo que rezasse pela paz do Mundo (lenda Russa).

Na gravurazinha que pretendo identificar aparecem três figuras saindo de um barril/tina o que ajuda a ligação ao milagre de ressurreição.

Qual é o Santo que é comemorado no mês de Maio, que seja bispo, e esteja ligado a uma ressurreição???

Sem comentários: