Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pedido de ajuda


Gostaria de encontrar uma imagem, em boas condições, da tapeçaria que esteve exposta no Vaticano, aquando da cerimónia de Santificação de São Nuno de Santa Maria. Não consegui melhor do que esta que acompanha este post.
1.º pedido: Algum amigo sabe onde posso encontrar uma boa imagem?
Por tradição é essa a imagem que passa para a "legenda áurea" e nela encontram-se todos os símbolos que permitem uma posterior identificação iconográfica do Santo. E é ai que necessito também de ajuda.
2.º pedido: No canto inferior esquerdo aparecem pequenas imagens que me parecem ser de três figuras. As figurinhas, aparentemente idênticas, aparecem também em São Nicolau (cuja imagem se pode recordar revendo o post colocado no dia 16 de Maio pela nossa colega Ana, aqui no Prosimetron .
As três figurinhas, na tapeçaria, serão identificadores de solidariedade e protecção com os carenciados, ou terão um outro significado? E que outros Santos têm o mesmo símbolo iconográfico?

6 comentários:

ana disse...

Porque é que não contacta com a Aura Miguel?

Envie um e-mail pode ser que tenha sorte. Segui sempre este modelo, tentar saber por alguém que está no meio das coisas,
mesmo sendo eu desconhecida e nada tenha para oferecer senão agradecer.

Anónimo disse...

A Invocação
São Nicolau, Bispo de Mira, na actual Turquia, nasceu em Pátara, na segunda metade do século III, morreu nos meados do século IV e a sua veneração estendeu-se a toda a Igreja a partir do século X. São Nicolau foi chamado o taumaturgo do seu século e como tal é conhecido em todo o mundo católico. Filho de pais abastados expressa na sua vida a caridade apostólica para com os que mais sofrem. A devoção popular invoca-o como advogado da pobreza e dos negócios difíceis, protector dos atribulados, dos aflitos, dos marinheiros e muito particularmente da juventude feminina e dos estudantes.
Na iconografia, São Nicolau é um tema muito fecundo, sendo representado, entre outras formas, com as insígnias episcopais de rito latino, com um livro (símbolo da sabedoria de que teria dado provas no concílio de Niceia), com três jovens numa tina (por ele ressuscitados) ou com três bolsas de ouro (em memória do dote que deu a três donzelas para as livrar da desonra).
http://paroquiasaonicolau.pt/igrejas.php

Pode ser pouco profunda esta análise. Haverá melhor... mas gosto de ajudar quem pede ajuda.

Anónimo disse...

"É representado, iconograficamente, vestido de bispo, com mitra e báculo. Os atributos são três bolsas sobre um livro - alusões aos dotes que terá dado a três jovens pobres, a fim de poderem casar e viver vida honesta. Outro atributo é uma selha com três crianças - alusão a um milagre de reconstituição e ressurreição levado a cabo pelo Santo em três crianças assassinadas e esquartejadas. Outro atributo é um barco. Com a reforma do calendário litúrgico (9-5-69) pelo Papa Paulo VI, tornou-se opcional a observância do seu dia festivo."

Jorge Campos Tavares, Dicionário de Santos, Lello Editores, 3ª edição, Porto, 2004.

Jad disse...

Agradeço aos comentadores anteriores. O significado da iconografia em São Nicolau era já minha conhecida e por isso o fui buscar.
O meu pedido de ajuda são dois: primeiro o que é que está representado na tapeçaria de São Nuno de Santa Maria (e para isso preciso de uma imagem melhor).
segundo Para além de S. Nicolau que outros santos têm a mesma iconografia. É que eu já vi essa representação em outros Santos, não me consigo é recordar quais são.
OBRIGADO

Jad disse...

o significado que desejo é na tapeçaria que esteve em Roma. Refaço a pergunta:
As três (?) [em S. Nuno de Santa Maria] figurinhas serão identificadores de solidariedade e protecção com os carenciados, ou terão um outro significado?

Jad disse...

Refaço a pergunta:
As três (?) figurinhas [em S. Nuno de Santa Maria] serão identificadores de solidariedade e protecção com os carenciados, ou terão um outro significado? O significado que desejo é na tapeçaria que esteve em Roma.