Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia Internacional dos Museus, Hieronymus Bosch, MNAA!

Para homenagear os Museus, a minha escolha vai para o quadro de Bosch "As Tentações de Santo Antão", uma das jóias do Museu Nacional de Arte Antiga. Já aqui falei da Custódia de Belém que vai ser uma das peças em destaque neste dia Internacional dos Museus.
Parabéns ao Museu Nacional de Arte Antiga por ser um guardião de magníficas obras de arte e pelo seu papel na preservação das mesmas!
Sou amante de arquitectura, escultura e pintura, mas a pintura é, das três vertentes artísticas, a minha eleita, daí esta escolha:
As Tentações de Santo Antão é um tríptico do pintor holandês Hieronymus Bosch que terá sido pintado entre 1495 e 1510.


Pintura a óleo sobre madeira, 131,5 x 119 cm (painel central), 131,5 x 53 cm (cada painel lateral)

A obra Tentações de Santo Antão aborda um tema de ampla recorrência na iconografia e na literatura medieval europeia. Trata-se de uma passagem relatada na história de Santo Antão, asceta egípcio do século III que, após partilhar os seus bens com os desafortunados, passou vinte anos no deserto em meditação. O santo eremita teria então sofrido uma série de tentações diabólicas, às quais resistiu continuamente, tornando-se um poderoso símbolo de renúncia à vida mundana e ao pecado.

Sem comentários: