Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Que Santo será este, festejado no mês de Maio?


Como todos sabem os Livros de Horas são precedidos por um Almanaque e por um Calendário Eclesiástico. Nele se inscrevem os diferentes Santos que são sufragados pela Igreja em cada dia do ano. Os mais importantes costumam ser representados nas miniaturas que ilustram as folhas do calendário.
Esta folha que vos apresento (em que estão inscritos os santos cujo dia festivo vai de 20 de Novembro - dia de São Estêvão -, a dia 10 de Dezembro - dia de Santa Eulália -) encontra-se adornada (lado esquerdo) por Santa Catarina - observância a 25 de Novembro -, Santa Bárbara - observância a 4 de Dezembro -, e São Nicolau - observância a 6 de Dezembro, todos representados com os atributos próprios.


Já nesta folha, referente aos dias 3 a 30 de Maio, aparece adornada por S. João (porta latina) e por um Santo Bispo representado pela mesma imagem que vai ser utilizada para S. Nicolau.
Quem será este Santo?
Bispos festejados, nos finais do século XV, entre 7 e 30 de Maio (e digo 7, porque a primeira imagem refere-se ao dia 6) são os seguintes:
dia 9 - S. Gregório Nazianzo, bispo
dia 20 - S. Bernardino de Sena, bispo e confessor
dia 26 - S. Agostinho de Cantuária, bispo
dia 28 - S. Germano de Paris, bispo e confessor

Não me repugna que o representado seja Santo Agostinho, 1.º bispo de Cantuária, e as três figurinhas simbolizassem os convertidos ingleses.

Algum leitor deste blogue tem alguma sugestão melhor?

7 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Infelizmente - porque gostava de o poder ajudar -, os santos não são o meu forte. Nem o meu fraco...

Anónimo disse...

"(...)
- Agostinho, nada mais?
– Senhor, amo-Vos tanto, tanto, que se eu tivesse tantos corações como há de estrelas no céu, e gotas de água no oceano, e areias na praia, e átomos no espaço, com esses corações eu Vos quisera amar.
(...)"
Agostinhooutro lindo

Jad disse...

Agradeço ao Anónimo das 13.13.
A proposta que fiz não é para Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona, autor da frase, e representado na imagem enviada, pintada por Vieira Lusitano, que se conserva no MNAA. A proposta que fiz é para Santo Agostinho (5-- -605), bispo de Cantuária, enviado por S. Gregório, Magno, à Inglaterra onde evangelizou a população.

JP disse...

Sugestão alternativa, mais conforme, se calhar, com o reaproveitamento da gravura de S Nicolau: com 4 bispos festejados, pq não ter sido "interpretado"/"aplicado" como gravura de "um santo bispo", assim aplicável, por junto, a todos?
E qualquer bispo, bom, pelo menos em certo sentido, não prescinde de um rebanho seu. Um monge é-o no deserto; um bispo, só em comunidade (e daí as três criaturinhas).
Bom, os meus 0,02 € :)
Abr

ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Não li atentamente e venero Santo Agostinho, Bispo de Hipona.
Sorry

Jad disse...

Obrigado a todos pelas ajudas. Pelo menos andamos todos a fazer esforços no mesmo sentido.
Caro JP foi nesse sentido que primeiro escolhi S. Agostinho, bispo da Cantuária.