Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de maio de 2009

60 anos de uma nação: 1957

O Estado do Saarland, geograficamente rodeado pela França, Alemanha e o Luxemburgo, volta, pela quarta vez na sua história, a integrar a Alemanha. Saarbrücken, capital da região e situada junto do rio Saar, é palco da cerimónia oficial em que Konrad Adenauer afirma tratar-se do “mais belo dia” da sua vida. Os habitantes do Saarland, sob domínio francês desde 1945, pronunciaram-se num referendo em 1955 a favor da junção com a Alemanha Ocidental.

O Ministro da Economia, Ludwig Erhard, celebra o seu 60º aniversário. Por ocasião desta data importante, publica o seu livro “Wohlstand für alle”. O título significa, traduzido à letra, “bem-estar para todos” e foi copiado de “La conquête du pain” do anarquista russo Peter Kropotkin. Erhard, o pai do Wirtschaftswunder (milagre económico) alemão, reúne discursos e palestras neste livro em que defende a liberdade económica do indivíduo como ponto de partida para o bem-estar económico de uma sociedade em geral.


O escândalo à volta de Rosemarie Nitribitt preenche as manchetes dos principais jornais alemães. Nitribitt, call-girl de luxo de Frankfurt, é encontrada assassinada em sua casa em Outubro. Tinha apenas 24 anos. As circunstâncias do crime nunca serão desvendadas. Como Nitribitt se relacionava com as mais altas individualidades da política e economia, suspeita-se que o caso foi deliberadamente abafado.

Imagens: Ludwig Erhard; Rosemarie Nitribitt

4 comentários:

João Soares disse...

Filipe, excelente série!

Miss Tolstoi disse...

Não tenho nenhuma ideia deste caso Nitribitt.

Anónimo disse...

Concordo com o João Soares. Desconhecia o caso do escândalo de Rosemarie Nitribitt.
A.R.

Anónimo disse...

Catálogo da exposição realizada o ano passado sobre Rosemarie Nitribitt.
J.