Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A ESPIGA

Oh! ih! oh! ai!
Esta bonita cantiga
É cantada alegremente
Por toda a população
Oh! ih! oh! ai!
Até eu já canto a espiga
E por isso toda a gente
Vai gramá-la que nem pão.

I
Com o vinho dos pichéis
Embebedam-se as moçoilas,
E sem meias nem ceroilas
Aparecem os Maneis.

Depois deitam-se nos prados,
De barriga para o ar,
E entre as canas dos valados
Ouve a gente murmurar:

Maria, muda a água às azeitonas!
Cachopa, tu não chupes na cereja!
E as uvas lá da quinta me abandonas
Vai à fava, que eu então vou à craqueja.

II
Quando vão pelos caminhos
Ao voltar da romaria,
Os marotos dão beijinhos
Dão beijinhos na Maria.

E de noite ao pé do poço
O Manel que tem cantiga
Com beijocas no pescoço
Diz assim assim à rapariga:

Maria, muda a água às azeitonas!
Cachopa, tu não chupes na cereja!
E as uvas lá da quinta me abandonas
Vai à fava, que eu então vou à craqueja.

Canção da revista Pistotira

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro estas canções de revista.
J.