Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lewis Carroll, Charles Lutwidge Dodgson,1.

Começo hoje um breve apontamento sobre Lewis Carroll, o autor da história que mais gostei na minha infância: “Alice no País das Maravilhas”. Recebi o livro dos meus pais quando fiz 4 anos. Não sabia ler, mas ouvia a história e via as figuras fantásticas, não era uma cópia do original com grande pena minha.

Uma quinta como uma ilha, no meio do oceano das searas
Agitadas pela errante brisa matinal
Abençoada morada onde nasci
.”
Lewis Carroll

Lewis Carroll, Charles Lutwidge Dodgson, nasceu a 27 de Janeiro, de 1832, em Daresbury, Cheshire. "Uma quinta como uma ilha..." assim descreve o local onde passou a sua infância.
Filho de uma numerosa família tinha 3 irmãos e 7 irmãs.

Nasceu num ambiente victoriano cujo carinho combinava com uma piedade austera. O pai era pastor anglicano e cuidou da sua educação até aos 12 anos. Foi nomeado vigário de Croft, no Yorkshire o que permitiu dar ao jovem e à família uma vida despreocupada e feliz. Foi num ambiente de ternura que o autor de Alice no País das Maravilhas cresceu dando asas à sua imaginação.

Stphen Lovett Stoffel, Lewis Carroll no país das maravilhas, Lisboa: Quimera, 2003, p.14-15.

5 comentários:

Anónimo disse...

E quem é o autor da tradução?
LP

ana disse...

A tradução é de Margaridaa Viegas.

Anónimo disse...

Não conheço essa tradução. Poderá, por favor, indicar-me a editora e o ano? Obrigada.
LP

Miss Tolstoi disse...

Só gostei de "Alice" quando o voltei a ler aos 18 ou 20 anos. Li-o numa edição da Portugália, que ainda tenho.

ana disse...

Caro/a LP
Será que o que quer é a que eu tinha na infância?
Essa está em casa dos meus pais e não tenho acesso a ela, neste momento.
A que faz parte deste post está indicada no mesmo com as páginas onde fui buscar as ideias.

Stphen Lovett Stoffel, Lewis Carroll no país das maravilhas, Lisboa: Quimera, 2003, p.14-15.

Gostei da "Alice..." e da "Alice do outro lado do espelho". Adoro o Carroll tenho outros contos dele.