Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 23 de junho de 2009

60 anos de uma nação: 1980

O primeiro partido ecologista “Die Grünen” (trad. Os Verdes) surge no panorama político da Alemanha Ocidental. 1004 delegados de vários movimentos, desde associações feministas e grupo maoistas a cidadãos simplesmente decepcionados com os partidos actuais, reúnem-se num primeiro congresso em Janeiro e votam com larga maioria a favor da constituição de um partido próprio, não obstante a proliferação existente de conceitos ideologicamente divergentes. O congresso termina sem a apresentação de um programa partidário. Falta igualmente a nomeação de dirigentes. No entanto, são fixados alguns alicerces para a futura orientação política no preâmbulo de um programa por concluir: a política a seguir por Os Verdes define-se, entre outros atributos, por “ecológica” e “social”. A nomeação de líderes e a redacção de um programa definitivo viriam a constar da ordem de trabalhos do segundo congresso do partido em Março.

O parlamento da RFA (Bundestag) recomenda ao comité nacional olímpico (NOK) boicotar os jogos olímpicos a realizar em Moscovo. Os deputados tomam este decisão por unanimidade e seguem assim a sugestão do chanceler Helmut Schmidt que, por sua vez, se mostra solidário com a posição norte-americana. Jimmy Carter decidira o boicote poucos dias antes, tendo exigido dos parceiros ocidentais que não participassem nas olimpíadas, em sinal de protesto contra a invasão da União Soviética no Afeganistão. Sessenta países, entre eles, a RFA, boicotam os jogos. ao contrário da Grã-Bretanha e da França que enviam as suas equipas para Moscovo. A União Soviética alcança o maior número de medalhas, seguida da RDA.

Papa João Paulo II visita a RFA. A última visita de um Sumo Pontífice à Alemanha registara-se em 1782. João Paulo II procura o diálogo com representantes de várias confissões e encontra-se também com altos responsáveis da igreja protestante. Última estação da sua passagem é Munique, onde é celebrada uma missa na presença de 600.000 fiéis. O Papa viria a visitar a RFA em 1987 e 1996.
O génio e enfant terrible do cinema alemão, Rainer Werner Fassbinder, realiza duas das suas obras primas, Lili Marleen e Berlin Alexanderplatz. Hanna Schygulla, Giancarlo Giannini e Mel Ferrer, entre outros actores, dão vida à história em torno da cantora Wilkie que se apaixona por um compositor judeu suíço e que, pouco tempo depois, se torna num ícone da maquinaria nazi ao interpretar a canção Lili Marleen. Berlin Alexanderplatz, também com a participação de Schygulla, adapta, numa série televisiva, um dos maiores romances da literatura alemã do século XX da autoria de Alfred Döblin que centra a narrativa na classe operária e no submundo de Berlim durante os anos 20. Fassbinder que marcou profundamente o cinema ao longo dos anos 70 viria a falecer em 1982 devido a uma falha cardíaca, provavelmente originada por uma overdose de cocaína.
Imagens: um novo partido: Os Verdes; Jogos Olímpicos em Moscovo; João Paulo II e Karl Carstens, Presidente da República; Hanna Schygulla e Rainer Werner Fassbinder em 1969

2 comentários:

Anónimo disse...

Cartaz giro.
Gosto de alguns filmes de Fassbinder.
M.

Anónimo disse...

Gostei, quer da lembrança do que as nações são capazes de fazer entre si, quer de me lembrar o Lili Marleen. Vi outros filmes do Fassbinder e realmente era sempre uma visão do submundo Berlinense...

Não me lembrava da visita do Papa Paulo II.
Obrigada.
A.R.