Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Às vezes vale a pena lê-lo

" (...) Quando, há 30 anos, a revolução islâmica derrubou a ditadura, foi recebida de braços abertos. Mas a festa acabou cedo. Os ayatollahs rapidamente provaram ser capazes da mesma brutalidade: à ocidentalização forçada sucedeu a islamização forçada, à brutalidade da polícia política sucedeu a brutalidade da polícia religiosa, ao poder arbitrário do Ocidente sucedeu o poder arbitrário do clero.
Tal como quando caiu a ditadura de Pahlevi, juntam-se, por estes dias, nas ruas de Teerão, descontentamentos contraditórios. Laicos que esperavam o seu momento, religiosos que desconfiam do excessivo poder de Ahmadinejad e simples apoiantes de Moussavi, um homem com impecáveis credenciais no regime. Mas a maioria são jovens urbanos, o que não é pouca gente no Irão. Herdeiros da ocidentalização forçada, não se lembram do Xá. Estão fartos de viver às escondidas nos mais pequenos gestos do seu quotidiano. E é por isso que este movimento, mais recontagem menos recontagem, é imparável. Ele está muito para lá da política. (...) "

- Daniel Oliveira, Tomara que caia, no Expresso de sábado passado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Barata:

Gostaria de relembrar que ontem, dia 24 de Junho, além de se festejar o nascimento de S. João Batista, também se celebrou o aniversário da batalha de S. Mamede, tão importante na história da nossa independência. Alguns até a julgam caracterizadora da nossa identidade nacional (tenho as minhas dúvidas…).
À medida que tenho acompanhado diariamente o vosso blogue, tornei-me um fã cada vez mais exigente. Assim esperava encontrar aqui alguma referência a esta efeméride.
Espero que aceite esta minha sugestão.
Os melhores cumprimentos,
FLV

PS – Espero que me desculpe a liberdade de o tratar por meu caro. Faço-o não só porque o leio todos os dias, tornando as suas palavras familiares para mim, mas também porque há alguns meses tivemos a oportunidade de jantar juntos, com um amigo que temos em comum. Foi n’O Fidalgo, lembra-se?

LUIS BARATA disse...

Caro FLV:
Claro que me lembro de si, e já tinha percebido quem era por causa de um comentário que fez que dizia respeito à Pérola do Atlântico...
Tem toda a razão quanto à Batalha de S.Mamede, e desde já me penitencio, mas não é fácil lembrar todas as datas, ainda por cima porque perdi o meu "bloco das efemérides " durante as obras cá em casa.
Se ninguém aqui do blogue aceitar o repto, fica por minha conta. Até porque temos vários historiadores a escreverem neste blogue...

Miss Tolstoi disse...

Aguardemos... o desenrolar dos acontecimentos no Irão.