Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 23 de junho de 2009

Signo Caranguejo: David Leavitt


David Leavitt é um escritor americano, nascido a 23 de Junho de 1961 em Pittsburgh. Conhecido originalmente pelos seus contos, começou a escrever romances na década de 80. Os seus romances abordam disfunções familiares, sendo provavelmente os mais conhecidos "A Linguagem Perdida dos Guindastes" (1986) e "Enquanto a Inglaterra Dorme" (1993, revisto e reeditado 1995). Este último aliás foi alvo de acesa polémica, por acusações de plágio por parte do poeta Stephen Spender (que conduziram à revisão e reedição). "A Linguagem Perdida dos Guindastes" e "O Vira Pautas" (1998) foram adaptados ao cinema. Foi finalista do PEN/Faulkner Prize e do National Book Critics’ Circle Award.

Fora do reino da ficção, escreveu uma biografia de Alan Turing ("The Man Who Knew Too Much: Alan Turing and the Invention of the Computer"), o matemático inglês associado à quebra do código Nazi 'Enigma' (e que nasceu a 23 de Junho de 1912, como indicado neste blog no ano passado), uma pequena introdução a Florença ("Florence: A Delicate Case").

É professor de escrita criativa na Universidade da Flórida, nos EUA, vivendo parte do ano na Toscânia, em Itália.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia. Obrigada!

Miss Tolstoi disse...

Só li um livro dele sobre Florença e não o achei fantástico. Longe disso.

LUIS BARATA disse...

Tenho a primeira edição, antes do escândalo, de While England Sleeps. A biografia do Turing é boa, comprei-a há uns meses em Lisboa.