Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 23 de junho de 2009

Mais notícias sobre a Ramiro Leão

Agora já vos posso dar mais notícias sobre a Editora Ramiro Leão, projecto editorial do José Manuel Gonçalves :




EDITORA RAMIRO LEÃO LANÇA OS QUATRO PRIMEIROS TÍTULOS DA COLECÇÃO COZINHA DOS SENTIDOS

A Ramiro Leão estreia-se agora no panorama editorial com o lançamento da colecção Cozinha dos Sentidos. Receitas seleccionadas e testadas pelo fotógrafo e gastrónomo Hugo Campos, apresentadas em quatro títulos que nos conduzem por um mundo de sabores proibidos onde se cruzam a sedução, a imaginação, o sexo e o humor. São receitas caseiras, conventuais, vegetarianas, sedutoras mas também afrodisíacas.
Mas como definir afrodisíaco? Nas palavras de Isabel Allende, autora de "Afrodite", será "qualquer coisa ou actividade que espicaça o desejo amoroso". Nalguns casos terá efeitos comprovados por antigas tradições, noutros dará apenas impulso à imaginação.
O alimento estimula a libido e aumenta a capacidade sexual? Foi a partir dessa interrogação que quatro jornalistas procuraram ler à sua maneira as propostas de Hugo Campos e escreveram os textos introdutórios de cada livro. Regina Louro em "Receitas Caseiras Para Mulheres Infiéis", Manuel Gonçalves da Silva em "Doçaria Conventual Para Mentes Pecaminosas", Bruno Horta em "Receitas de Sedução Para Gays e Lésbicas" e Ana Paula Dias em "Receitas Afrodisíacas para Amantes Imorais ".

A curto prazo a Ramiro Leão vai inaugurar outras colecções dedicadas à gastronomia. Em Julho sairá o primeiro título da colecção Cozinha Alentejana - Cozinha Tradicional do Gavião - com recolha de receitas dispersas. Noutras temáticas, serão editados títulos como "Maçonaria Desmistificada", de Maria Olinda Pinto e Pedro Pinto, a publicar em Setembro; um roteiro de Lisboa em 48 horas; um roteiro do Norte Alentejano e um roteiro maçónico; e uma Breve História do Design em Portugal. Está ainda prevista a edição de um álbum sobre a Feira Medieval de Belver e de um estudo sociológico centrado nas minorias sexuais em Portugal no século XX.

O nome Ramiro Leão está historicamente ligado ao Chiado. Foi ali que, em 1888, os irmãos António e Ramiro fundaram um estabelecimento comercial que ficou célebre pela sua ligação ao mundo da moda da época. Foi a estatueta de um leão, comprada por Ramiro nas suas andanças e colocada no balcão da primeira loja que criou, na rua Nova do Almada, onde vendia colarinhos e espartilhos, que acabou por fixar o nome da futura empresa, os Armazéns Ramiro Leão & Cª, na rua Garrett, que enfrentaram dois incêndios e resistiram até 1990. Actualmente, o edifício dos Armazéns está ocupado pela Benetton.

No mesmo concelho onde Ramiro nasceu, Gavião, no distrito de Portalegre, foi fundada em Fevereiro de 2009, com ligações à família, uma editora que retomou o nome dos históricos armazéns. A Editora Ramiro Leão aposta fortemente numa identidade própria, através da edição de livros de qualidade nas áreas do Turismo, Gastronomia, Arquitectura, Decoração e Património. Na livraria que abriu no Gavião e on-line, a Ramiro Leão pretende ser um espaço de referência na área da cultura e desenvolver um novo conceito de trabalhar e sentir o livro, em pleno Alentejo.

Ramiro Leão
Av. José Marcelino, 2 G, Loja 1
Apartado 53
6040-100 Gavião
Tel. 965.030.247
Tlm. 927.518.831
http://www.ramiroleao.com/








Sem comentários: