Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 25 de junho de 2009

60 anos de uma nação: 1982

A Europa parece ansiar por “um pouco de paz” em plena Guerra Fria. É esta a mensagem com que a Alemanha Ocidental vence pela primeira (e única) vez o Festival Eurovisão da Canção. Ein bisschen Frieden, interpretado pela jovem Nicole de 17 anos, convence os júris, encanta milhões de telespectadores e torna-se num sucesso em vários países europeus. A cantora é hoje em dia um dos ícones da música ligeira alemã.
O Presidente do Conselho de Administração da AEG anuncia a insolvência da empresa. A segunda maior empresa do ramo electrónico depois da Siemens naufragou em consequência de uma política de expansão excessivamente cara e pouco bem-sucedida. Os electrodomésticos produzidos pela AEG não são competitivos com os fabricos da concorrência estrangeira. Frustradas as várias tentativas de recuperação, são alienadas algumas participadas. O grupo viria a desmoronar-se nos anos seguintes, até se extinguir definitivamente em 1996.

A coligação entre sociais-democratas (SPD) e os liberais (FDP) sob a égide de Helmut Schmidt encontra-se em ruptura: a RFA ressente-se da recessão global, os dados macroeconómicos deterioram-se não obstante as medidas com vista a uma retoma da conjuntura. Em Janeiro, o desemprego atinge a meta dos dois milhões, o valor mais alto registado desde a constituição da RFA em 1949. O milagre económico (Wirtschaftswunder) do pós-guerra terminou definitivamente. Num ambiente de tensão, falta a unanimidade dentro do partido social-democrata quanto à melhor estratégia económica a seguir. A oposição, representada pelo partido conservador CDU e Os Verdes, beneficia dos desentendimentos internos, o que se traduz nos resultados obtidos em eleições em vários Estados alemães.

A situação agrava-se quando os quatro ministros liberais abandonam a coligação. O governo minoritário de Schmidt não resiste à moção de censura no Bundestag: pela primeira vez, é destituído um chanceler através de uma moção. Schmidt cede a Helmut Kohl, líder da oposição conservadora, que é eleito como sucessor. O FDP “muda de parceiro” e associa-se ao CDU. Nem todos os liberais saúdam este passo, o estigma da traição conduz vários membros do FDP a sair do partido. Com vista a pôr termo à instabilidade política, são marcadas eleições legislativas antecipadas para Março de 1983. Neste escrutínio, viria a maioria do eleitorado alemão pronunciar-se claramente a favor da nova coligação entre conservadores e liberais. Helmut Kohl viria a dirigir o destino da Alemanha durante 16 anos.

Imagens: Nicole com Ein bisschen Frieden; o fim da AEG; Helmut Schmidt e Helmut Kohl; Helmut Kohl na tomada de posse

1 comentário:

Anónimo disse...

Interessante!
A.R.