Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A primeira tarde portuguesa

- Batalha de São Mamede, Acácio Lino, pintura mural ( Sala Acácio Lino do Palácio de S.Bento ) , 1922.


O título desta mensagem é controverso, mas não podia deixar de escolhê-lo. Ao contrário do que muita gente pensa, esta designação de A primeira tarde portuguesa como referência à Batalha de S.Mamede não é uma criação do Prof.Matoso, mas antes de Alexandre Herculano ( não me lembro é precisamente onde ) , embora seja justo reconhecer que foi o artigo de Matoso com este belo título que a generalizou.
Estou convencido que no fim do dia 24 de Junho de 1128, vencidos D.Teresa e Fernão Peres de Trava, havia um sentimento colectivo de uma nova entidade, de uma pátria, de um destino comum, ainda que muito embrionário pudesse ser tal sentimento ou consciência.
Os países velhos não se formaram por decreto, nem por conferências internacionais, e mesmo as bulas papais só reconheciam o que já havia de facto, embora sempre de acordo com as próprias conveniências da Cúria Romana, e assim aconteceu com Portugal.
Prefiro pensar que Portugal nasceu naquele campo de batalha ( hoje S.Torcato, Guimarães ) do que com a bula de Lúcio II ou com o Tratado de Zamora ( que é o que comemoro a cada 5 de Outubro ) , ou ainda mais tarde ainda com a Manifestis probatum.

- Para o FLV

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei!
A.R.

Anónimo disse...

Caro Luís Barata:

Mais uma vez o PROSIMETRON não me desiludiu… Não conhecia a frase do título, mas sem dúvida que é bela e forte. Penso que nenhum português lhe ficará indiferente. Fiquei a pensar nessa ideia de um país nascido de um sentimento…faço votos que ao país nunca falte o sentimento!!

Obrigado.
FLV