Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 23 de junho de 2009

Degas: Escultor!

A minha passagem pelo Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid) deu-me a conhecer uma vertente de Degas que desconhecia! Dele admirava algumas pinturas com bailarinas. Achava-as bonitas. Confesso que um ou outro quadro por causa da divulgação "em quadro estereotipado" me levava a menos admiração. Preconceitos absurdos que às vezes ganhamos.
Procurei mais informação e reparo agora que tenho de arranjar um livro sobre Degas para colmatar a minha falta de cultura.
x
Eis então Degas, o Escultor

Edgar Degas, bailarinas



"A análise de muitos dos 74 modelos que chegaram até nós já demonstrou que Degas trabalhava principalmente em cera, embora com incursões pelo gesso e pela argila, e que com freqüência misturava a seus procedimentos certos materiais e objetos estranhos, algumas vezes bizarros2. Muitas de suas criações exibem provas de sua elaboração, por meio de impressões digitais preservadas e superfícies nitidamente estriadas, bem como de marcas denteadas de instrumentos de modelagem, de uso habitual pelos escultores do final do século XIX. Freqüentemente de construção precária e sustentadas por armações pouco sofisticadas e prolongamentos improvisados com a finalidade de proporcionar-lhes maior apoio, as figuras amontoavam-se no tampo das mesas e nas estantes do ateliê de Degas em Montmartre, onde eram observadas por seus amigos e cresceram até o fim de sua carreira. Somente após a morte do artista, ocorrida em 1917, as ceras foram resgatadas pelos amigos e pela família, restauradas se possível e preparadas para a fundição em bronze. Com o uso de uma variação engenhosa do processo de cire perdue (ou “cera perdida”), foram realizadas cerca de duas dúzias de conjuntos de bronzes, ao mesmo tempo que se preservou a maior parte dos modelos originais de Degas."
Texto originalmente publicado em Richard Kendall, Degas: Beyond impressionism, National Gallery of Art, Londres, 1996. © Richard Kendall, 1996

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Onde se encontram estes modelos?

Miss Tolstoi disse...

Já vi. Há pouco não estava completo.

ana disse...

Desculpe os inconvenientes mas por aselhice ou por ter clicado mal o post saiu antes de estar completo.
Só quando o fnalizei é que reparei no seu comentário.