Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ainda a cozinha e os escritores...tive uma verdadeira surpresa!


Ontem passei numa feira do livro e encontrei este livro do Eça de Queirós que não conhecia... Foi uma verdadeira surpresa...e eu julgava que conhecia todos! Em Coimbra houve uma série de restaurantes que aliaram à cozinha quatro escritores que passaram pela Universidade de Coimbra. Foram lidos vários excertos de várias obras acompanhados com os respectivos pratos. Este livro não aparecia na lista e é verdadeiramente fantástico. Adorei-o!


Cozinha Arqueológica

Há dias folheando os três pesados tomos de Ateneu, pensava eu quanto – através desta nobre, piedosa e filial curiosidade, que nos leva a esquadrinhar toda a civilização antiga a greco-latina, em cada uma das suas manifestações, desde a religião até à jardinagem – tem sido esquecida, ou menos atendida, uma das mais interessantes dessas manifestações, justamente uma das que melhor revelam o génio da raça. A cozinha!
Ateneu, que assim me fez lembrar esta injustiça da erudição arqueológica do nosso século, era um tremendo roedor de livros, que, sob Marco Aurélio e Séptimo Severo, se aplicou a vulgarizar toda a sorte de noções miúdas, e mesmo caturras, sobre boas letras, história, desporto, gramática, etiqueta, comestíveis, etc., numa vasta obra intitulada Deipnosophistae ou Doutores Jantando. Estes doutores, que jantam, vão, ao mesmo tempo, conversando, com gravidade romana e volubilidade grega, sobre toda a coisa sabível, desde as magnificências de Homero até às propriedades da abóbora.

Eça de Queirós, A cozinha Arqueológica, Lisboa: Compendium, (prefácio Manuela Rêgo), 1998, p. 17-18

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Também desconhecia esta Cozinha Arqueológica. E gostei bastante do trecho que reproduziu.

ana disse...

Devo esclarecer que "Cozinha Arqueológica" é um livrinho que resulta de uma publicação na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, entre 13 e 15 de Maio de 1893. Saiu postumamente nas Notas Contemporâneas de Luís de Magalhães. (prefácio Manuela Rêgo).