Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O romance de Diogo Soares

" Para que se saiba em que parou a prosperidade do grande Diogo Soares, que por alcunha se chamava « O Galego » , governador deste reino do Pegu e capitão-geral do rei do Bramás, de quem recebia 200.000 cruzados, e o galardão que o mundo por fim costuma dar a todos os que o servem, como este serviu, e que se fiam nele por mais boas venturas que lhes mostre ao começo. "

Foram estas linhas de Fernão Mendes Pinto que inspiraram O romance de Diogo Soares, uma das fantásticas canções de um dos melhores álbuns de sempre da música portuguesa, Por este rio acima de Fausto. Um álbum conceptual, inspirado na Peregrinação, e todo ele com letras e músicas de Fausto. É a "banda sonora" dos Descobrimentos, e hoje tão audível como em 1982. Sempre gostei muito deste O romance de Diogo Soares, pelo que revela do lado negro da natureza humana, da epopeia lusíada, e de como é o mundo. Sic transit...
Ao procurá-la no youtube, e infelizmente este vídeo tem várias gralhas de transcrição das belas palavras de Fausto, fiquei encantado ao descobrir que tanta gente gosta deste tema e procurou interpretá-lo, deste e do outro lado do Atlântico. Há muitos anos, ouvi-o várias vezes em repeat.

8 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Gosto imenso do Fausto. A seguir ao José Afonso...

Anónimo disse...

Helás, grande recordação luigi. Concordo contigo em tudo, ainda hoje oiço bastante este album e já vão mais de 20 a sabê-lo de cor. O Fausto vai ao ccb em 2010. Reserva lugar. Louro

João Mattos e Silva disse...

Também gosto imenso deste álbum do Fausto. E volta e meia dou-me conta de estar a trautear uma das canções que, como se costuma dizer, me "caíu no goto". Luís, Miguel, vamos ouvi-lo em 2010? Bora!

LUIS BARATA disse...

Lá estarei!

Miss Tolstoi disse...

Vejam lá se me convidaram!

LUIS BARATA disse...

Pronto, ofereço-lhe o bilhete, é o seu presente de aniversário Miss Tolstoi. Fica prometido, aqui à frente de todos!

Miss Tolstoi disse...

Obrigada. Também não queria tanto. Em 2010 conversamos.

Suzette Morais disse...

Assisti a um concerto do Fausto na altura do lançamento em Setúbal nos Claustros do Convento e ainda hoje oiço com o mesmo encantamento.