Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 13 de julho de 2009

ONDE ME APETECIA ESTAR - 19 : As pedras suspensas




- dolerite.


"As pedras suspensas" é o que quer dizer literalmente Stonehenge, um dos locais misteriosos da Grã-Bretanha e do mundo. Apesar de ter as já visto em vários documentários televisivos e dezenas de fotos, gostava de ver ao vivo estas pedras. Mesmo no Ano da Graça de 2009, continua a ser impressionante o esforço envolvido na edificação deste misterioso monumento, já que algumas das pedras pesam mais de 50 toneladas, e provieram de pedreiras situadas a 40 km de Stonehenge. Jamais saberemos quantos milhares de homens e quantos anos foram precisos para edificar este incomparável círculo de pedra, bem como quais as funções para que foi edificado, se bem que as teorias abundam: observatório astronómico, santuário religioso, necrópole real .
As investigações arqueológicas continuam, ano após ano, e sempre com novas revelações, daí este meu post: foram recentemente divulgados os resultados das pesquisas de 2008, tendo- se sabido que foram exumados vários cadáveres com sinais de doença e junto a eles fragmentos de dolerite, a pedra azul que tinha reputação de ser dotada de propriedades curativas.
Assim, mais uma hipótese para Stonehenge- um grande destino terapêutico há 5.000 anos atrás.

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Ora aqui estava uma boa maneira de comemorar este dia 13 de Julho, mas não me lembrei.
Pensando bem, devia ter esperado mais um dia: gostava de ter nascido a 14 de Julho!!!

LUIS BARATA disse...

A data em si ( 14 de Julho )vá que não vá, o problema foram os meses e anos seguintes... Nunca me esqueço das sábias palavras de Madame Roland, inocente vítima," Ó Liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome! "
Mas adiante, que hoje é dia de festa.